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dc.contributor.advisorBarzano, Marco Antônio Leandro-
dc.contributor.authorMelo, André Carneiro-
dc.creatorMelo, André Carneiro-
dc.date.accessioned2019-06-11T19:36:56Z-
dc.date.available2019-06-11T19:36:56Z-
dc.date.issued2019-06-11-
dc.date.submitted2019-03-25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29825-
dc.description.abstractO principal objetivo desta tese é identificar e valorizar outros modos de pensar e estar no mundo, que leve em consideração o espaço de possibilidades que dinamizam a ligação dos seres humanos em processos simbióticos com a biodiversidade, assinalando o significado e as formas que o ensino de ciências/biologia pode assumir no contexto da singularidade territorial quilombola de Barreiros de Itaguaçu/BA. O desafio proposto na presente tese se fundamenta também na articulação entre a educação quilombola e o ensino de ciências/biologia e, para isso, considera-se a necessidade de se pensar a educação quilombola com base nos contextos de uso de território, na apropriação da natureza, na etnicidade, nos saberes da biodiversidade e da memória biocultural presentes nas narrativas dos sujeitos, pois esses elementos constituem na vivência cotidiana daqueles que habitam as comunidades quilombolas e devem ser articulados ao ensino de ciências no intuito de construir metodologias que proporcionem aprendizagens tendo como ponto de partida o diálogo entre saberes. Essas relações vão além daquelas que o saber formal, com suas dicotomias e sua necessidade de ordem, percebe e aceita como existente. A pesquisa de campo utilizou-se de entrevistas semiestruturadas, observações participantes, análises de documentos, rodas de conversa, registros fotográficos e anotações em diário de campo. Articulo uma perspectiva de investigação decolonial e vislumbro a possibilidade de entender a biodiversidade somada a uma produção cultural regional dos territórios, valorizando a cultura material e imaterial das comunidades locais e demostrando que a biodiversidade não é apenas um produto da natureza, mas é também produto da ação das sociedades e culturas humanas, em particular, das sociedades tradicionais. É a partir desse quadro analítico que sustento nesta tese que a biodiversidade pertence tanto ao domínio natural quanto cultural e considero importante chamar a atenção aqui que é esse universo biocultural, enquanto conhecimento, que permite às comunidades pertencentes aos territórios quilombolas entendê-la, representá-la mentalmente, manuseá-la. As diversas narrativas apresentadas pelos sujeitos refletem a relação estabelecida entre a cultura e a biodiversidade local, revelando assim que a memória biocultural de Barreiros de Itaguaçu guarda informações valiosas para a compreensão da natureza local, ressaltando a importância de um compromisso com a preservação destes saberes ancestrais, que fazem parte do patrimônio imaterial dessa comunidade e contribui para construção de suas identidades culturais. Essas relações com a biodiversidade estão imbricadas em saberes e fazeres desenvolvidos a partir de uma vivencia com o território, que vai do simbólico ao concreto e atravessam todas essas interações complexas, sejam relacionadas à saúde, cultura, prática produtiva, religião, resistência, enfim, à própria sobrevivência desses grupos populacionais.pt_BR
dc.description.abstractThe main goal of this thesis is to identify and value other ways of thinking and being in the world that consider the space of possibilities that dynamize the connection of human beings in symbiotic processes with biodiversity, signaling the meaning and forms that science/biology teaching can assume in the context of the quilombola territorial singularity from Barreiros de Itaguaçu/BA. The challenge proposed in this dissertation is also based on the articulation between quilombola education and science/biology education, and for this, it is considered the need to think of quilombola education based on the contexts of territorial use, on the appropriation of nature, on the ethnicity, the knowledge of biodiversity and the biocultural memory present in the subjects' narratives, since these elements constitute the daily experience of those who inhabit quilombola communities and should be articulated to the teaching of sciences in order to construct methodologies that provide learning, with dialogue between knowledge as a starting point. These relations go beyond those that formal knowledge, with its dichotomies and its need for order, perceives and accepts as existing. The field research was based on semi-structured interviews, participant observations, document analyzes, conversation circles, photographic records and field journal annotations. I articulate a decolonial research perspective and envisage the possibility of understanding biodiversity added to a regional cultural production of territories, valuing the material and immaterial culture of local communities and demonstrating that biodiversity is not only a product of nature, but is also a product of humans’ societies and cultures actions, particularly, of traditional societies. It is from this analytical framework that I maintain in this dissertation that biodiversity belongs to both the natural and cultural domain and I consider important to draw attention here that is this biocultural universe, as a kind of knowledge, that allows communities belonging to the quilombola territories to understand it, to mentally represent it, and to handle it. The various narratives presented by subjects reflect the relation between culture and local biodiversity, thus revealing that the biocultural memory Barreiros Itaguaçu guard valuable information for the understanding of the local nature, emphasizing the importance of a commitment to the preservation of these traditional knowledge , which are part of the intangible heritage of this community and contributes to shaping their cultural identities. These relations with biodiversity are imbricated in knowledge and actions developed from an experience with the territory, which goes from the symbolic to the concrete and cross all these complex interactions, whether related to health, culture, productive practice, religion, resistance, to the very survival of these population groups.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahiapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectEcologia de Saberespt_BR
dc.subjectMemória Bioculturalpt_BR
dc.subjectEducação Quilombolapt_BR
dc.titleBiodiversidade: narrativas, diálogos e entrelaçamento de saberes da comunidade/escola em um território quilombola do Semiárido Baianopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMacêdo, Dinalva de Jesus Santana-
dc.contributor.refereesSanchéz, Celso-
dc.contributor.refereesPinheiro, Bárbara Carine Soares-
dc.contributor.refereesSepúlveda, Cláudia de Alencar Serra e-
dc.publisher.departamentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.programem Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
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