Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29800
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Iniciação à consciência moral: um estudo comparativo acerca do desenvolvimento da moralidade infantil
Autor : Macêdo, Michele Thé
metadata.dc.creator: Macêdo, Michele Thé
Resumen : Este trabalho apresenta tessituras acerca do desenvolvimento moral da criança na contemporaneidade. A constituição de uma consciência moral sempre disposta a aprofundar a reflexão ética é o dispositivo mobilizador desta proposta de investigação que busca saber se uma determinada prática de educação moral realizada numa escola particular da cidade de Salvador/BA oportuniza o desenvolvimento de graus mais elevados de juízo moral das crianças. Caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, concentrando-se na análise do julgamento moral à luz da teoria de Piaget e Lawrence Kohlberg. Aplicou-se um instrumento adaptado e revalidado no Brasil em crianças da 4ª série do ensino fundamental desta escola e de outra escola particular da mesma cidade, objetivando um estudo comparativo entre os estágios de desenvolvimento moral apresentados pelas crianças. Constatou-se que os alunos da escola investigada no estudo de caso, possuem graus mais elevados de juízo moral, quando comparadas com as crianças da outra escola. A partir dos resultados obtidos, espera-se que tal pesquisa forneça maiores subsídios e sustentações teórico-práticas à área da educação moral, sugerindo o desenvolvimento de práxis voltada para a formação da consciência moral autônoma do sujeito.
ABSTRACTS: This paper introduces approaches related with children’s moral development in the contemporary time. The constitution of a moral conscience always prone to deepen the ethical reflection is the mobilizing tool of this research proposal which intends to realize whether a certain practice of moral education applied in a private school located in the city of Salvador/BA makes it possible the development of higher levels of children’s moral judgment. It is characterized as a qualitative research, of exploratory style, focusing in the analyses of moral judgment under Piaget and Lawrence Kohlberg’s theory. It was applied a tool, which was adapted and revalidated in Brazil, to children of the 4th grade of fundamental level of this school and of another one in the same city, aiming a comparative study among moral development stages presented by these children. It was observed that the students of the school subject of the case study have higher levels of moral judgment when compared to the children of the other school used as parameter. With the results obtained, it is expected that this research provide more subsidies and practical-theoretical support to the moral education field, indicating the development of praxis related with the development of the subject’s autonomous moral conscience.
Palabras clave : Desenvolvimento moral
Ética
Valores
Princípios
Consciência Moral
Moral development
Ethics
Values
Principles
Moral conscience
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: Faced/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29800
Fecha de publicación : 5-jun-2019
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação de Mestrado.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.