https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28597
Tipo: | Dissertação |
Título: | DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA |
Autor(es): | Melo, Tiara Santos |
Autor(es): | Melo, Tiara Santos |
Abstract: | Falar em democratização do ensino superior, nos remete sobretudo à discussão do acesso de grupos sociais historicamente excluídos do processo educacional às Universidades Brasileiras. A visibilidade desses grupos minoritários tem sido prioridade no campo das políticas de Ações Afirmativas, que preconizam a erradicação das desigualdades e todas as formas de discriminação. Sanar essas diferenças requer também a oferta de uma educação superior de qualidade e que dialogue com as especificidades do novo alunado. Esta dissertação analisa as estratégias de acesso e permanência forjadas por estudantes moradores de comunidades remanescentes de Quilombo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, de base etnográfica. As técnicas utilizadas para recolher as informações foram a entrevista compreensiva, observação participante, diários de campo. Os dados encontrados apontam que os desafios estão presentes antes mesmo do ingresso na Instituição tendo em vista as condições precárias de acesso a uma educação formal de qualidade e acesso à informação que permite incluir o ensino superior como projeto de futuro. Quanto ao ingresso à universidade os entraves concorrem com a questão da certificação de sua comunidade, documento necessário para a comprovação e reconhecimento da sua origem, e que permite ao aspirante disputar uma vaga no ensino superior público. No tocante a permanência universitária os desafios são ainda maiores e indicam que as necessidades de ordem material para o financiamento das despesas com o curso e satisfação das necessidades básicas dos estudantes são imperiosas. No aspecto simbólico, os resultados revelam a necessidade de reflexão sobre o currículo acadêmico e práticas de ensino que permitam ao estudante se identificar com o meio universitário, ao mesmo tempo em que é reconhecido com suas especificidades, resignificado a si mesmo, estando presente com sua cultura, experiência e visão de mundo na apreensão do conhecimento. Toda via, num contexto de inúmeros obstáculos que viabilizem uma permanência qualificada na universidade, é possível identificar estratégias de enfrentamento informais que revelam sobretudo a construção e fortalecimento de laços entre os estudantes quilombolas que permitem a união de forças pra reivindicar seus direitos e minimizar os efeitos negativos desse momento na trajetória educacional e a construção de um ator e grupo social engajado e reflexivo sobre suas necessidades e direitos. |
Palavras-chave: | Acesso Democratização da educação Permanencia Quilombolas Ensino superior Programas de assistência ao estudante |
CNPq: | Humanas |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | Ihac |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28597 |
Data do documento: | 13-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Tiara Melo.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.