Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Alves, Rita de Cássia Dias Pereira | - |
dc.contributor.author | Melo, Tiara Santos | - |
dc.creator | Melo, Tiara Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-13T18:00:02Z | - |
dc.date.available | 2019-02-13T18:00:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-13 | - |
dc.date.submitted | 2018-08-28 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28597 | - |
dc.description.abstract | Falar em democratização do ensino superior, nos remete sobretudo à discussão do acesso de
grupos sociais historicamente excluídos do processo educacional às Universidades Brasileiras.
A visibilidade desses grupos minoritários tem sido prioridade no campo das políticas de
Ações Afirmativas, que preconizam a erradicação das desigualdades e todas as formas de
discriminação. Sanar essas diferenças requer também a oferta de uma educação superior de
qualidade e que dialogue com as especificidades do novo alunado. Esta dissertação analisa as
estratégias de acesso e permanência forjadas por estudantes moradores de comunidades
remanescentes de Quilombo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Trata-se de um
estudo de natureza qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, de base etnográfica. As
técnicas utilizadas para recolher as informações foram a entrevista compreensiva, observação
participante, diários de campo. Os dados encontrados apontam que os desafios estão presentes
antes mesmo do ingresso na Instituição tendo em vista as condições precárias de acesso a uma
educação formal de qualidade e acesso à informação que permite incluir o ensino superior
como projeto de futuro. Quanto ao ingresso à universidade os entraves concorrem com a
questão da certificação de sua comunidade, documento necessário para a comprovação e
reconhecimento da sua origem, e que permite ao aspirante disputar uma vaga no ensino
superior público. No tocante a permanência universitária os desafios são ainda maiores e
indicam que as necessidades de ordem material para o financiamento das despesas com o
curso e satisfação das necessidades básicas dos estudantes são imperiosas. No aspecto
simbólico, os resultados revelam a necessidade de reflexão sobre o currículo acadêmico e
práticas de ensino que permitam ao estudante se identificar com o meio universitário, ao
mesmo tempo em que é reconhecido com suas especificidades, resignificado a si mesmo,
estando presente com sua cultura, experiência e visão de mundo na apreensão do
conhecimento. Toda via, num contexto de inúmeros obstáculos que viabilizem uma
permanência qualificada na universidade, é possível identificar estratégias de enfrentamento
informais que revelam sobretudo a construção e fortalecimento de laços entre os estudantes
quilombolas que permitem a união de forças pra reivindicar seus direitos e minimizar os
efeitos negativos desse momento na trajetória educacional e a construção de um ator e grupo
social engajado e reflexivo sobre suas necessidades e direitos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Acesso | pt_BR |
dc.subject | Democratização da educação | pt_BR |
dc.subject | Permanencia | pt_BR |
dc.subject | Quilombolas | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Programas de assistência ao estudante | pt_BR |
dc.title | DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Santos, Dyane | - |
dc.contributor.referees | Nascimento, Cláudio | - |
dc.contributor.referees | Ayres, Genny | - |
dc.contributor.referees | Fonseca, Maria | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | Ihac | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Humanas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU)
|