Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28597
Tipo: Dissertação
Título: DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Autor(es): Melo, Tiara Santos
Autor(es): Melo, Tiara Santos
Abstract: Falar em democratização do ensino superior, nos remete sobretudo à discussão do acesso de grupos sociais historicamente excluídos do processo educacional às Universidades Brasileiras. A visibilidade desses grupos minoritários tem sido prioridade no campo das políticas de Ações Afirmativas, que preconizam a erradicação das desigualdades e todas as formas de discriminação. Sanar essas diferenças requer também a oferta de uma educação superior de qualidade e que dialogue com as especificidades do novo alunado. Esta dissertação analisa as estratégias de acesso e permanência forjadas por estudantes moradores de comunidades remanescentes de Quilombo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, de base etnográfica. As técnicas utilizadas para recolher as informações foram a entrevista compreensiva, observação participante, diários de campo. Os dados encontrados apontam que os desafios estão presentes antes mesmo do ingresso na Instituição tendo em vista as condições precárias de acesso a uma educação formal de qualidade e acesso à informação que permite incluir o ensino superior como projeto de futuro. Quanto ao ingresso à universidade os entraves concorrem com a questão da certificação de sua comunidade, documento necessário para a comprovação e reconhecimento da sua origem, e que permite ao aspirante disputar uma vaga no ensino superior público. No tocante a permanência universitária os desafios são ainda maiores e indicam que as necessidades de ordem material para o financiamento das despesas com o curso e satisfação das necessidades básicas dos estudantes são imperiosas. No aspecto simbólico, os resultados revelam a necessidade de reflexão sobre o currículo acadêmico e práticas de ensino que permitam ao estudante se identificar com o meio universitário, ao mesmo tempo em que é reconhecido com suas especificidades, resignificado a si mesmo, estando presente com sua cultura, experiência e visão de mundo na apreensão do conhecimento. Toda via, num contexto de inúmeros obstáculos que viabilizem uma permanência qualificada na universidade, é possível identificar estratégias de enfrentamento informais que revelam sobretudo a construção e fortalecimento de laços entre os estudantes quilombolas que permitem a união de forças pra reivindicar seus direitos e minimizar os efeitos negativos desse momento na trajetória educacional e a construção de um ator e grupo social engajado e reflexivo sobre suas necessidades e direitos.
Palavras-chave: Acesso
Democratização da educação
Permanencia
Quilombolas
Ensino superior
Programas de assistência ao estudante
CNPq: Humanas
País: Brasil
Sigla da Instituição: Ihac
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28597
Data do documento: 13-Fev-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Tiara Melo.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.