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dc.contributor.advisorAlves, Rita de Cássia Dias Pereira-
dc.contributor.authorMelo, Tiara Santos-
dc.creatorMelo, Tiara Santos-
dc.date.accessioned2019-02-13T18:00:02Z-
dc.date.available2019-02-13T18:00:02Z-
dc.date.issued2019-02-13-
dc.date.submitted2018-08-28-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28597-
dc.description.abstractFalar em democratização do ensino superior, nos remete sobretudo à discussão do acesso de grupos sociais historicamente excluídos do processo educacional às Universidades Brasileiras. A visibilidade desses grupos minoritários tem sido prioridade no campo das políticas de Ações Afirmativas, que preconizam a erradicação das desigualdades e todas as formas de discriminação. Sanar essas diferenças requer também a oferta de uma educação superior de qualidade e que dialogue com as especificidades do novo alunado. Esta dissertação analisa as estratégias de acesso e permanência forjadas por estudantes moradores de comunidades remanescentes de Quilombo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, de base etnográfica. As técnicas utilizadas para recolher as informações foram a entrevista compreensiva, observação participante, diários de campo. Os dados encontrados apontam que os desafios estão presentes antes mesmo do ingresso na Instituição tendo em vista as condições precárias de acesso a uma educação formal de qualidade e acesso à informação que permite incluir o ensino superior como projeto de futuro. Quanto ao ingresso à universidade os entraves concorrem com a questão da certificação de sua comunidade, documento necessário para a comprovação e reconhecimento da sua origem, e que permite ao aspirante disputar uma vaga no ensino superior público. No tocante a permanência universitária os desafios são ainda maiores e indicam que as necessidades de ordem material para o financiamento das despesas com o curso e satisfação das necessidades básicas dos estudantes são imperiosas. No aspecto simbólico, os resultados revelam a necessidade de reflexão sobre o currículo acadêmico e práticas de ensino que permitam ao estudante se identificar com o meio universitário, ao mesmo tempo em que é reconhecido com suas especificidades, resignificado a si mesmo, estando presente com sua cultura, experiência e visão de mundo na apreensão do conhecimento. Toda via, num contexto de inúmeros obstáculos que viabilizem uma permanência qualificada na universidade, é possível identificar estratégias de enfrentamento informais que revelam sobretudo a construção e fortalecimento de laços entre os estudantes quilombolas que permitem a união de forças pra reivindicar seus direitos e minimizar os efeitos negativos desse momento na trajetória educacional e a construção de um ator e grupo social engajado e reflexivo sobre suas necessidades e direitos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes),pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessopt_BR
dc.subjectDemocratização da educaçãopt_BR
dc.subjectPermanenciapt_BR
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectProgramas de assistência ao estudantept_BR
dc.titleDEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSantos, Dyane-
dc.contributor.refereesNascimento, Cláudio-
dc.contributor.refereesAyres, Genny-
dc.contributor.refereesFonseca, Maria-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsIhacpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqHumanaspt_BR
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