Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28347
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : A reflexividade intensiva na aprendizagem organizacional: uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional
Otros títulos : Organizações & Sociedade (O&S)
Autor : Davel, Eduardo Paes Barreto
Oliveira, Cybele Amado de
metadata.dc.creator: Davel, Eduardo Paes Barreto
Oliveira, Cybele Amado de
Resumen : Esta pesquisa contribui para aprimorar o entendimento da reflexividade no processo de aprendizagem organizacional. Tem por objetivo examinar a reflexividade intensiva, que é ativada pelos conflitos de tipo identitário. Assume-se que a metarreflexividade é a parte da reflexividade que compreende uma investigação de como estabelecemos, após uma reflexão, as aprendizagens que foram incorporadas na prática. A pesquisa fundamenta-se na abordagem socioprática da aprendizagem e em uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional, pois, nesse tipo de organização, a reflexividade se desvela como forma primordial na atividade de ensinar e refletir sobre métodos, estratégias e práticas de ensino-aprendizagem. A autoetnografia enfocou três práticas metarreflexivas e consolidou-se por meio de entrevistas semiestruturadas e documentos organizacionais variados. Os resultados obtidos sugerem que a metarreflexividade é orientada por envolvimento como movimentos (aproximação e distanciamento) e pelo exercício de três tipos de ação gerencial: instigação, cuidado e conciliação.
Palabras clave : Reflexividade
Aprendizagem organizacional
Conflito
Organização educacional
Autoetnografia
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28347
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.