Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28347
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: A reflexividade intensiva na aprendizagem organizacional: uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional
Other Titles: Organizações & Sociedade (O&S)
Authors: Davel, Eduardo Paes Barreto
Oliveira, Cybele Amado de
metadata.dc.creator: Davel, Eduardo Paes Barreto
Oliveira, Cybele Amado de
Abstract: Esta pesquisa contribui para aprimorar o entendimento da reflexividade no processo de aprendizagem organizacional. Tem por objetivo examinar a reflexividade intensiva, que é ativada pelos conflitos de tipo identitário. Assume-se que a metarreflexividade é a parte da reflexividade que compreende uma investigação de como estabelecemos, após uma reflexão, as aprendizagens que foram incorporadas na prática. A pesquisa fundamenta-se na abordagem socioprática da aprendizagem e em uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional, pois, nesse tipo de organização, a reflexividade se desvela como forma primordial na atividade de ensinar e refletir sobre métodos, estratégias e práticas de ensino-aprendizagem. A autoetnografia enfocou três práticas metarreflexivas e consolidou-se por meio de entrevistas semiestruturadas e documentos organizacionais variados. Os resultados obtidos sugerem que a metarreflexividade é orientada por envolvimento como movimentos (aproximação e distanciamento) e pelo exercício de três tipos de ação gerencial: instigação, cuidado e conciliação.
Keywords: Reflexividade
Aprendizagem organizacional
Conflito
Organização educacional
Autoetnografia
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28347
Issue Date: 2018
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.