Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFöppel, Gamil-
dc.contributor.authorRios, Marcos Camilo da Silva Souza-
dc.creatorRios, Marcos Camilo da Silva Souza-
dc.date.accessioned2019-01-09T16:46:30Z-
dc.date.available2019-01-09T16:46:30Z-
dc.date.issued2019-01-09-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28336-
dc.description.abstractO presente trabalho possui como principal objetivo analisar a possibilidade de incidência de duplo sancionamento das pessoas físicas que atuem em atividades sensíveis à lavagem de dinheiro em decorrência do descumprimento dos deveres de Criminal Compliance, ocasionado pela utilização concomitante de Direito Penal e Direito Sancionador na tutela da lavagem de dinheiro, e a repercussão de tais desdobramentos punitivos sobre o princípio do Nemo Tenetur se Detegere. Nesse sentido, é realizado um recorte sobre os deveres de criminal compliance em sentido estrito, as pessoas físicas obrigadas e a possibilidade vislumbrada pela doutrina pelas interpretações jurisprudenciais, mesmo que a lei assim não estabeleça, de duplo sancionamento. Analisa-se, para tanto, a Lei 9.613/98 e as mudanças trazidas pela Lei 12.683/12 que revestiu as punições administrativas de caráter de Direito Sancionador. Discorre-se, então, através de uma metodologia descritivo-analítica, sobre como o descumprimento dos deveres de compliance pelas pessoas físicas, desprotegidas pela complexa estrutura das organizações, criam uma punição desproporcional ao sobrepor Direito Penal e Direito Sancionador e propiciam uma dinâmica autoincriminatória, conduzindo o destinatário da norma a, por meio da simulação de cumprimento, abdicar do valioso direito insculpido pelo princípio do Nemo Tenetur se Detegere, de sorte que resta evidenciado o caráter administrativizado e simbólico vivenciado pelo Direito Penal expansionista, especialmente no plano da legislação de lavagem de capitais, que se vale de racionalidades estranhas ao Direito Penal, i. e, tutela de bens intangíveis, gerencialismo, atuarismo, inseridas sem o devido filtro de relevância, para a promoção de uma suposta sensação de segurança. Por derradeiro, restará defendido o afastamento do Direito Penal da tutela da lavagem de dinheiro, deixando a cargo do Direito Sancionador, ramo jurídico firmado nas contribuições do Direito de Intervenção de Hassemer, para de forma autônoma, regular as condutas e respectivos sancionamentos.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this study was to analyze the possibility of sanctioning persons with disabilities in criminal activities, with the purpose of guaranteeing the effectiveness of noncompliance with the obligations of criminal compliance, caused by the concurrent use of Criminal Law and sanctioning right in the custody of the laundering of money, and the repercussion of such punitive developments on the principle of Nemo Tenetur de Detegere. In this sense, a declaration is being made about the duties of criminal compliance in the strict sense, while the laws of legitimation and deacceptance are analyzed for Law 9.613 / 98 and the changes brought by Law 12.683 / 12 that covered the punishments under the orders of Right of Sanctioning Right. Therefore, through a descriptive-analytical version, on how to disregard the obligations of compliance by individuals, unprotected by the structure of organizations, create a disproportionate punishment by overcoming criminal law and sanctioning law and provide a self-incriminating dynamic, What is it done with the meaning of the keyword, abdicate the valuable right insulted by the principle of Nemo Tenetur Deteger, how lucky do you evidence the administrativist and symbolic forms experienced by the expansionist Right, notably not the plan of the law of washing? of capital, which uses rationalities extraneous to the Criminal Law, i. and, protection of intangible assets, managerialism, actuarism, insertions without the corresponding filter of relevance, for a promotion of a supposed source of security. Lastly, to reestablish the removal of the Criminal Law from the guardianship of the termination of employment, leave a charge of autonomous law, political branch of law under the terms of the Intervention Law, to regulate autonomy, regulate procedures and sanctions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLavagem de dinheiropt_BR
dc.subjectCriminal Compliancept_BR
dc.subjectDireito Sancionadorpt_BR
dc.subjectDireito Penalpt_BR
dc.subjectNemo Tenetur se Detegerept_BR
dc.subjectMoney laundrypt_BR
dc.subjectCriminal Compliancept_BR
dc.subjectSanctioning Rightpt_BR
dc.subjectPenal Lawpt_BR
dc.subjectNemo Tenetur Detegerept_BR
dc.titleLei 9.613/98 e o duplo sancionamento das pessoas físicas pelo descumprimento dos deveres de criminal compliance: reflexos sobre o princípio do nemo tenetur se detegerept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSantana, Selma Pereira de-
dc.contributor.refereesFöppel, Gamil-
dc.contributor.refereesNeves, Eduardo Viana Portela-
dc.publisher.departamentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqFilosofia e Ciências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOS CAMILO DA SILVA SOUZA RIOS.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.