https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2831| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais |
| Título(s) alternativo(s): | Educar em Revista |
| Autor(es): | Pretto, Nelson De Luca Riccio, Nicia Cristina Rocha |
| Autor(es): | Pretto, Nelson De Luca Riccio, Nicia Cristina Rocha |
| Abstract: | O artigo discute a formação continuada do professor universitário face à presença das tecnologias digitais de informação e comunicação e à explosão do uso da educação a distância no país. Para tal, parte-se de uma visão geral da expansão do ensino superior no país centrado na oferta de cursos a distância para analisar as necessárias transformações desse nível de ensino em função da cibercultura. Assim, o artigo aborda a importância da compreensão das tecnologias digitais em rede como estruturantes de novas práticas comunicacionais, de formação e aprendizagem, com a necessidade de políticas públicas que visem à democratização do acesso a essas tecnologias. A formação continuada do professor universitário, nesse contexto, é analisada sob o ponto de vista da experiência do mesmo como processo formativo, dando ênfase à experiência da docência online como parte da necessária imersão no universo da cibercultura. |
| Palavras-chave: | formação continuada professor universitário tecnologias digitais educação a distância experiência como formação Continuing education Higher educaction digital technologies distance education experience as training |
| URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2831 |
| Data do documento: | 2010 |
| Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PGEDU) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| a10n37.pdf | 530,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.