Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28046
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoradillo, Edilson Fortuna de-
dc.contributor.authorMendes, Maricleide Pereira de Lima-
dc.creatorMendes, Maricleide Pereira de Lima-
dc.date.accessioned2018-11-27T14:09:45Z-
dc.date.available2018-11-27T14:09:45Z-
dc.date.issued2018-11-27-
dc.date.submitted2018-10-26-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28046-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata da defesa da abordagem sócio-histórica para se trabalhar o conceito moderno de transformação química, por considerarmos que esta abordagem avança na análise crítica da realidade social e da educação, tendo como objetivo maior a emancipação humana. Neste sentido, o trabalho procura trazer uma articulação do conceito moderno de transformação química da matéria com o contexto sócio-histórico em que foi produzido e consolidado. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica, que utiliza como base o referencial metodológico do materialismo histórico-dialético. A escolha desse referencial partiu do entendimento de que ele nos permite uma ampla compreensão e explicação do objeto estudado na pesquisa. Neste sentido, foi imprescindível recorrermos à literatura que trata das seguintes áreas do conhecimento: trabalho como categoria fundante do ser-social; modo de produção de subsistência; e a história da ciência e da química, além de revisarmos os termos em que a relação entre trabalho e educação estariam colocadas na Ontologia do Ser Social. Analisamos os textos de Lessa, Tonet, Marx, Duarte e de Saviani, bem como de outros autores que nos ajudaram a traçar uma contextualização do conceito de transformação química a partir da centralidade do trabalho na constituição do homem como ser social. O estudo procurou estabelecer conexões entre o modo de produzir bens materiais e conhecimento/ciência. Procuramos explanar que, após a revolução industrial, a ciência entrou, de forma sistemática, no sistema produtivo, configurando-se como força propulsora do desenvolvimento social e tecnológico, tendo como lastro, do ponto de vista da economia política, a acumulação de capital. Nesse percurso histórico-crítico, discutimos elementos que procuram estabelecer as inter-relações das transformações químicas e o desenvolvimento no modo de produção moderno, com ênfase nas suas raízes epistemológicas e da econômica política, e pensamos em uma proposta didática que visou integrar e contextualizar histórica e socialmente o ensino do conceito de transformação química. A proposta foi baseada na Pedagogia Histórico-Crítica, que foi desenvolvida pelo filósofo da educação Dermeval Saviani, e tem como pressupostos o materialismo histórico e dialético. Nesse processo, rompeu-se com a visão ingênua de educação, conhecimento, ensino e aprendizagem. A caminhada de construção desta pesquisa evidenciou ser possível um trabalho educativo baseado na Pedagogia Histórico-Crítica e nos seus fundamentos. Entretanto, consideramos que esta não é uma tarefa fácil, pois exige do professor, além de compromisso profissional, uma formação adequada e contínua capaz de instrumentalizá-lo na relação teoria e prática dessa pedagogia.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This research advocates for the socio-historical approach to work on the modern concept of chemical transformation, as we consider that this approach advances in the critical analysis of social reality and education, with the greater goal of human emancipation. In this sense, the work seeks to articulate the modern concept of chemical transformation of matter with the socio-historical context in which it was produced and consolidated. It is a theoretical-bibliographical research, which uses as basis the methodological framework the historical-dialectical materialism. The choice of this reference was based on the notion that it allows us a broad understanding and explanation of the object studied in the research. In this sense, it was imperative to refer to the literature that deals with the following areas of knowledge: work as a foundational category of the social-being; mode of production of subsistence; and the history of science and chemistry, besides reviewing the terms in which the relation between work and education would be placed on the Ontology of Social Being. We analyze the texts of Lessa, Tonet, Marx, Duarte and Saviani, as well as other authors who helped us to contextualize the concept of chemical transformation from the centrality of the work in the constitution of man as a social being. The study sought to establish connections between the way to produce material goods and knowledge/science. We try to explain that, after the industrial revolution, science has systematically entered the productive system, becoming a driving force for social and technological development, backed by the accumulation of capital, from the point of view of political economy. In this historical-critical path, we discussed elements that seek to establish the interrelationships of chemical transformations and development in the modern mode of production, with an emphasis on its epistemological and political economic roots, thinking of a didactic proposal that aimed to integrate and contextualize historically and socially the teaching of the concept of chemical transformation. The proposal was based on the Historical-Critical Pedagogy, which was developed by the philosopher of education Dermeval Saviani, and has as its assumptions the historical and dialectical materialism. During this process, the naive vision of education, knowledge, teaching and learning was broken. The construction of this research evidenced the possibility of an educational work based on the Historical-Critical Pedagogy and its foundations. However, we consider that this is not an easy task, because it demands from the teacher, besides professional commitment, an adequate and continuous training capable of instrumentalizing him in the relationship between theory and practice of this pedagogy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransformação Químicapt_BR
dc.subjectHistória das Ciênciaspt_BR
dc.subjectMaterialismo Histórico-Dialéticopt_BR
dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
dc.titleTransformação da matéria: uma abordagem sócio-histórica do conceito de transformação químicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesPenha, Abrão Felix da-
dc.contributor.refereesMachado, Álvaro Lima-
dc.contributor.refereesFerreira, Antonio Leonan A.-
dc.contributor.refereesSá, Carmen Silvia da Silva-
dc.contributor.refereesMesseder Neto, Hélio da Silva-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.departamentUniversidade Estadual de Feira de Santanapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.initialsUEFSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino e Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Maricleide.pdf856,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.