Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28031
metadata.dc.type: Dissertação
Título : As Personagens Femininas em Cláudio Assis: um cineasta de excessos
Autor : Lima, Marise da Silva Urbano
metadata.dc.creator: Lima, Marise da Silva Urbano
Resumen : Esta dissertação busca analisar as personagens femininas, construídas por Claudio Assis, na trilogia composta pelos filmes: Amarelo Manga (2002), Baixio das Bestas (2006) e Febre do Rato (2011). O estudo faz uma análise das seis personagens femininas destes filmes que consideramos mais significativas a partir do lugar que ocupam nas narrativas em questão. São elas Lígia e Kika, Auxiliadora e Dora, Vanessa e Eneida. Com a análise dessas personagens, tanto na perspectiva do conteúdo quanto da forma, pretendemos compreender como as arquiteturas fílmicas desse cineasta, apresenta as personagens femininas no seu cinema, um instrumento histórico de comunicação que, no geral, tem reproduzido as personagens femininas, perpassadas por estereótipos vinculados a sociedade patriarcal.
ABSTRACT - This dissertation seeks to analyze the female characters, constructed by Claudio Assis, in the trilogy composed by the films: Amarelo Manga (2002), Baixio das Bestas (2006) and Febre do Rato (2011). The study makes an analysis of the six female characters of these films that we consider most significant from the place they occupy in the narratives in question. They are Lígia and Kika, Auxiliadora and Dora, Vanessa and Eneida. With the analysis of these characters, both from the perspective of content and form, we intend to understand how the film architectures of this filmmaker, presents the female characters in his film, a historical instrument of communication that, in general, has reproduced the female characters, stereotypes linked to patriarchal society.
RESUMEN Esta disertación busca analizar a los personajes femeninos en la trilogía de Cláudio Assis: Amarelo Manga (2002), Baixio das Bestas (2006) y Febre do Rato (2011). El estudio se basa en el análisis de los personajes femeninos de mayor importancia en la narrativa: Lígia y Kika, Auxiliadora y Dora, Vanessa y Eneida. Con el análisis de estos personajes, tanto en la perspectiva del contenido y de la forma, pretendemos comprender cómo las arquitecturas fílmicas de ese cineasta, presenta los personajes femeninos en su cine, un instrumento histórico de comunicación que, en general, ha reproducido a los personajes femeninos, atravesados por estereotipos vinculados a la sociedad patriarcal.
Palabras clave : Mulher
Personagens femininas
Cinema
Cláudio Assis
Amarelo Manga
Baixio da Bestas
Febre do Rato
Teoria Feminista de Cinema
metadata.dc.subject.cnpq: Cultura
Cinema
Gênero
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: IHAC
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28031
Fecha de publicación : 26-nov-2018
Aparece en las colecciones: Dissertação (POSCULTURA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
dissertacao REPOSITORIO completa.pdfDissertação sobre construção das personagens femininas nas produções cinematográficas do diretor Cláudio Assis7,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.