Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/28031
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRubim, Linda-
dc.contributor.authorLima, Marise da Silva Urbano-
dc.creatorLima, Marise da Silva Urbano-
dc.date.accessioned2018-11-26T13:48:45Z-
dc.date.available2018-11-26T13:48:45Z-
dc.date.issued2018-11-26-
dc.date.submitted2018-09-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28031-
dc.description.abstractEsta dissertação busca analisar as personagens femininas, construídas por Claudio Assis, na trilogia composta pelos filmes: Amarelo Manga (2002), Baixio das Bestas (2006) e Febre do Rato (2011). O estudo faz uma análise das seis personagens femininas destes filmes que consideramos mais significativas a partir do lugar que ocupam nas narrativas em questão. São elas Lígia e Kika, Auxiliadora e Dora, Vanessa e Eneida. Com a análise dessas personagens, tanto na perspectiva do conteúdo quanto da forma, pretendemos compreender como as arquiteturas fílmicas desse cineasta, apresenta as personagens femininas no seu cinema, um instrumento histórico de comunicação que, no geral, tem reproduzido as personagens femininas, perpassadas por estereótipos vinculados a sociedade patriarcal.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - This dissertation seeks to analyze the female characters, constructed by Claudio Assis, in the trilogy composed by the films: Amarelo Manga (2002), Baixio das Bestas (2006) and Febre do Rato (2011). The study makes an analysis of the six female characters of these films that we consider most significant from the place they occupy in the narratives in question. They are Lígia and Kika, Auxiliadora and Dora, Vanessa and Eneida. With the analysis of these characters, both from the perspective of content and form, we intend to understand how the film architectures of this filmmaker, presents the female characters in his film, a historical instrument of communication that, in general, has reproduced the female characters, stereotypes linked to patriarchal society.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN Esta disertación busca analizar a los personajes femeninos en la trilogía de Cláudio Assis: Amarelo Manga (2002), Baixio das Bestas (2006) y Febre do Rato (2011). El estudio se basa en el análisis de los personajes femeninos de mayor importancia en la narrativa: Lígia y Kika, Auxiliadora y Dora, Vanessa y Eneida. Con el análisis de estos personajes, tanto en la perspectiva del contenido y de la forma, pretendemos comprender cómo las arquitecturas fílmicas de ese cineasta, presenta los personajes femeninos en su cine, un instrumento histórico de comunicación que, en general, ha reproducido a los personajes femeninos, atravesados por estereotipos vinculados a la sociedad patriarcal.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectPersonagens femininaspt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectCláudio Assispt_BR
dc.subjectAmarelo Mangapt_BR
dc.subjectBaixio da Bestaspt_BR
dc.subjectFebre do Ratopt_BR
dc.subjectTeoria Feminista de Cinemapt_BR
dc.titleAs Personagens Femininas em Cláudio Assis: um cineasta de excessospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBerta, Marise-
dc.contributor.refereesSoares, Licia-
dc.contributor.refereesRubim, Linda-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciênciaspt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsIHACpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCulturapt_BR
dc.subject.cnpqCinemapt_BR
dc.subject.cnpqGêneropt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCULTURA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao REPOSITORIO completa.pdfDissertação sobre construção das personagens femininas nas produções cinematográficas do diretor Cláudio Assis7,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.