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dc.contributor.advisorCruz, Gabriel Dias Marques da-
dc.contributor.authorSilva, Lucas Nery Santiago-
dc.creatorSilva, Lucas Nery Santiago-
dc.date.accessioned2018-10-26T12:59:54Z-
dc.date.available2018-10-26T12:59:54Z-
dc.date.issued2018-10-26-
dc.date.submitted2018-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27836-
dc.description.abstractAtualmente, a inconstitucionalidade de leis só pode ser reconhecida, em tribunais, por meio do voto da maioria absoluta dos seus membros (ou dos membros do órgão especial criado para esse fim), como prevê o art. 97 da Constituição Federal. Ocorre que, no Supremo Tribunal Federal, essa maioria absoluta representa apenas seis votos e, não obstante, freqüentemente a corte decide os seus julgamentos com uma diferença de apenas um voto (seis a cinco), o que poderia resultar em decisões sem consenso e, portanto, frágeis. A partir dessa constatação, buscou-se analisar, no presente trabalho, se esse "quórum de maioria absoluta" seria adequado à declaração de inconstitucionalidade – principalmente com efeitos abstratos –, uma vez que as leis possuem presunção de constitucionalidade e derivam da atividade do Poder Legislativo, que, em última instância, reflete a soberania popular. Para tanto, o trabalho buscou investigar, detalhadamente, as origens e fundamentos da Cláusula de Reserva de Plenário, regra extraída do art. 97 da Constituição Federal, bem como a relevância da presunção de constitucionalidade e da representação política para a definição adequada do número de votos necessários à declaração de inconstitucionalidade. Ao fim, se chegou à conclusão de que a elevação desse número para 8 votos, o que corresponde a 2/3 dos votos dos Ministros, seria pertinente para dar o prestígio efetivo aos fundamentos da separação de poderes, da democracia constitucional e do controle de constitucionalidade.pt_BR
dc.description.abstractCurrently, the unconstitutionality of a statute, in courts, can only be declared by the vote of the majority of its entire membership, according to the article 97 of the Brazilian Constitution. It happens that, in Brazilian's Supreme Court, this majority decision represents only six votes, and, nevertheless, the Court often decides with a tight difference of only one vote (six to five), what could result in decisions with no consensus and, therefore, feeble. From this observation, this work analyses if this majority decision rule is adequate to proceed to the judicial review of legislation – especially with binding effects –, since the laws have presumption of constitutionality and derive from the activity of the Legislative, that, in the last instance, reflects the popular sovereignty. For that, this work sought to investigate, thoroughly, the origins and foundations of the "Full Bench Clause" – rule that is extracted from the art. 97 of the Brazilian Constitution –, as well as the relevance of the presumption of constitutionality and of the political representation towards the adequate definition of the number of votes to hold unconstitutional a legislative act. At the end, it was concluded that raising the number of votes to 8, what corresponds to 2/3 of the Justices votes, would be pertinent to value the foundations of the separation of powers, of the constitutional democracy and the judicial review.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectControle da constitucionalidadept_BR
dc.subjectSoberania popularpt_BR
dc.subjectRepresentação políticapt_BR
dc.subjectPresunção de constitucionalidadept_BR
dc.subjectReserva de plenáriopt_BR
dc.subjectMaioria absolutapt_BR
dc.subjectMaioria qualificadapt_BR
dc.subjectDemocracia constitucionalpt_BR
dc.subjectJudicial reviewpt_BR
dc.subjectPopular sovereigntypt_BR
dc.subjectPolitical representationpt_BR
dc.subjectPresumption of constitutionalitypt_BR
dc.subjectFull benchpt_BR
dc.subjectMajority decisionpt_BR
dc.subjectSupermajority rulept_BR
dc.subjectConstitutional democracypt_BR
dc.titleUma análise sobre a possibilidade de elevação do quórum necessário à declaração de inconstitucionalidade no exercício do controle abstrato pelo Supremo Tribunal Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesCruz, Gabriel Dias Marques da-
dc.contributor.refereesHirsch, Fábio Periandro de Almeida-
dc.contributor.refereesFreitas, Tiago Silva de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.programNUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementarespt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqFilosofia e Ciências Humanaspt_BR
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