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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27573
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A experiência de criação coletiva do Proyecto Fronteiras: rede de afetos no Colectivo Âmbar_7 |
Authors: | Flores, Ixchel Castro |
metadata.dc.creator: | Flores, Ixchel Castro |
Abstract: | Esta dissertação propõe investigar o processo de criação coletiva do Proyecto Fronteiras (Quito, Equador, 2013), através da configuração da experiência segundo a perspectiva de Jorge Larrosa, enquanto processo criativo e vivencial. Este projeto é resultado do trajeto do Colectivo Âmbar: Rede de Artistas e Promotores Cênicos Latino-americanos por diferentes países do continente entre os anos de 2010 e 2017. Este coletivo promove o intercâmbio artístico e cultural, assim como a difusão das artes cênicas latino-americanas através da realização de projetos itinerantes. A pesquisa aqui apresentada faz um percorrido histórico da rede até chegar no Proyecto Fronteiras, como reverberação do trânsito gerado pelo próprio coletivo em concordância com a influência poética, estética e política dos grupos da Criação Coletiva Latino-americana. A realização do Proyecto Fronteiras, derivou na criação de um espetáculo que discute a noção de fronteira a partir das vivências de um elenco multicultural, o que traz à tona os conceitos de memória e alteridade. A existência transnacional e itinerante do Âmbar vê-se refletida na escrita rizomática dentro da proposta dramatúrgica do espetáculo criado em co-produção com o Grupo Malayerba, para o qual o conceito de rizoma proposto por Deleuze e Guattari, serve como figura e rasgo característico do coletivo. Por outro lado, este texto propõe visibilizar a rede de afetos surgida no Âmbar e fortalecida durante o processo de criação do Proyecto Fronteiras, como forma de relacionamento humano-artístico sustentado no tempo e na distância, traçando um posicionamento estético e político compartilhado para além da diversidade de poéticas e teatralidades presentes no coletivo. Finalmente, a escrita performativa proveniente dos estudos da performance, é a metodologia que liberta e estrutura a dissertação dada a natureza da pesquisa, contribuindo com o registro e análise do caso aqui proposto, assim como com a pesquisa das artes cênicas contemporâneas na América Latina. |
Keywords: | experiência criação coletiva teatro latino-americano rizoma memória alteridade colectivo âmbar |
metadata.dc.subject.cnpq: | Artes Cênicas |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | PPGAC UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27573 |
Issue Date: | 2-Oct-2018 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGAC) |
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