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dc.contributor.advisorBezerra, Antonia Pereira-
dc.contributor.authorFlores, Ixchel Castro-
dc.creatorFlores, Ixchel Castro-
dc.date.accessioned2018-10-02T13:45:25Z-
dc.date.available2018-10-02T13:45:25Z-
dc.date.issued2018-10-02-
dc.date.submitted2018-09-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27573-
dc.description.abstractEsta dissertação propõe investigar o processo de criação coletiva do Proyecto Fronteiras (Quito, Equador, 2013), através da configuração da experiência segundo a perspectiva de Jorge Larrosa, enquanto processo criativo e vivencial. Este projeto é resultado do trajeto do Colectivo Âmbar: Rede de Artistas e Promotores Cênicos Latino-americanos por diferentes países do continente entre os anos de 2010 e 2017. Este coletivo promove o intercâmbio artístico e cultural, assim como a difusão das artes cênicas latino-americanas através da realização de projetos itinerantes. A pesquisa aqui apresentada faz um percorrido histórico da rede até chegar no Proyecto Fronteiras, como reverberação do trânsito gerado pelo próprio coletivo em concordância com a influência poética, estética e política dos grupos da Criação Coletiva Latino-americana. A realização do Proyecto Fronteiras, derivou na criação de um espetáculo que discute a noção de fronteira a partir das vivências de um elenco multicultural, o que traz à tona os conceitos de memória e alteridade. A existência transnacional e itinerante do Âmbar vê-se refletida na escrita rizomática dentro da proposta dramatúrgica do espetáculo criado em co-produção com o Grupo Malayerba, para o qual o conceito de rizoma proposto por Deleuze e Guattari, serve como figura e rasgo característico do coletivo. Por outro lado, este texto propõe visibilizar a rede de afetos surgida no Âmbar e fortalecida durante o processo de criação do Proyecto Fronteiras, como forma de relacionamento humano-artístico sustentado no tempo e na distância, traçando um posicionamento estético e político compartilhado para além da diversidade de poéticas e teatralidades presentes no coletivo. Finalmente, a escrita performativa proveniente dos estudos da performance, é a metodologia que liberta e estrutura a dissertação dada a natureza da pesquisa, contribuindo com o registro e análise do caso aqui proposto, assim como com a pesquisa das artes cênicas contemporâneas na América Latina.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectexperiênciapt_BR
dc.subjectcriação coletivapt_BR
dc.subjectteatro latino-americanopt_BR
dc.subjectrizomapt_BR
dc.subjectmemóriapt_BR
dc.subjectalteridadept_BR
dc.subjectcolectivo âmbarpt_BR
dc.titleA experiência de criação coletiva do Proyecto Fronteiras: rede de afetos no Colectivo Âmbar_7pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSerrano, Leonardo José Sebiane-
dc.contributor.refereesRobles-Moreno, Leticia-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGAC UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes Cênicaspt_BR
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