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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27573
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Bezerra, Antonia Pereira | - |
dc.contributor.author | Flores, Ixchel Castro | - |
dc.creator | Flores, Ixchel Castro | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-02T13:45:25Z | - |
dc.date.available | 2018-10-02T13:45:25Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-02 | - |
dc.date.submitted | 2018-09-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27573 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação propõe investigar o processo de criação coletiva do Proyecto Fronteiras (Quito, Equador, 2013), através da configuração da experiência segundo a perspectiva de Jorge Larrosa, enquanto processo criativo e vivencial. Este projeto é resultado do trajeto do Colectivo Âmbar: Rede de Artistas e Promotores Cênicos Latino-americanos por diferentes países do continente entre os anos de 2010 e 2017. Este coletivo promove o intercâmbio artístico e cultural, assim como a difusão das artes cênicas latino-americanas através da realização de projetos itinerantes. A pesquisa aqui apresentada faz um percorrido histórico da rede até chegar no Proyecto Fronteiras, como reverberação do trânsito gerado pelo próprio coletivo em concordância com a influência poética, estética e política dos grupos da Criação Coletiva Latino-americana. A realização do Proyecto Fronteiras, derivou na criação de um espetáculo que discute a noção de fronteira a partir das vivências de um elenco multicultural, o que traz à tona os conceitos de memória e alteridade. A existência transnacional e itinerante do Âmbar vê-se refletida na escrita rizomática dentro da proposta dramatúrgica do espetáculo criado em co-produção com o Grupo Malayerba, para o qual o conceito de rizoma proposto por Deleuze e Guattari, serve como figura e rasgo característico do coletivo. Por outro lado, este texto propõe visibilizar a rede de afetos surgida no Âmbar e fortalecida durante o processo de criação do Proyecto Fronteiras, como forma de relacionamento humano-artístico sustentado no tempo e na distância, traçando um posicionamento estético e político compartilhado para além da diversidade de poéticas e teatralidades presentes no coletivo. Finalmente, a escrita performativa proveniente dos estudos da performance, é a metodologia que liberta e estrutura a dissertação dada a natureza da pesquisa, contribuindo com o registro e análise do caso aqui proposto, assim como com a pesquisa das artes cênicas contemporâneas na América Latina. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | experiência | pt_BR |
dc.subject | criação coletiva | pt_BR |
dc.subject | teatro latino-americano | pt_BR |
dc.subject | rizoma | pt_BR |
dc.subject | memória | pt_BR |
dc.subject | alteridade | pt_BR |
dc.subject | colectivo âmbar | pt_BR |
dc.title | A experiência de criação coletiva do Proyecto Fronteiras: rede de afetos no Colectivo Âmbar_7 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Serrano, Leonardo José Sebiane | - |
dc.contributor.referees | Robles-Moreno, Leticia | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGAC UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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