Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27073
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Atriz–Brincante: caminho de experimentações cênicas através da aproximação com a brincadeira do Cavalo Marinho
Authors: Silva, Flávia Cristiana da
metadata.dc.creator: Silva, Flávia Cristiana da
Abstract: Esta dissertação aborda, de forma reflexiva, as experiências motivadas pelo meu encontro com a brincadeira do Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco. A pesquisa foi conduzida conceitualmente, principalmente, em torno das noções de brincadeira e jogo. O objetivo foi identificar elementos presentes nesta tradição que pudessem contribuir para a minha investigação laboratorial em experimentações cênicas. Para isso, fez-se necessário conhecer, mais profundamente, a brincadeira e o seu contexto numa intensa troca entre pesquisadora, brincadores e pessoas que participam direta e indiretamente do Cavalo Marinho. Paralelamente, dediquei-me a um processo laboratorial individual, que tentou identificar, na interface entre teatro e Cavalo Marinho, algumas características que estariam neste elo entre a brincadeira e o jogo no meu fazer artístico, o que chamo de Atriz-Brincante. A partir da pesquisa de campo e vivência em sala de trabalho, apoio-me em noções como corpo, jogo, cultura popular, improviso, comicidade, musicalidade, entre outras.
This thesis approaches, reflectively, the experiences motivated by the meeting between me and Cavalo Marinho play, present in the region of “Zona da Mata” North of Pernambuco. This research was conceptually conducted, mainly, around the notions of play and game. The objective was to identify elements present in this merriment that could contribute to my laboratorial research in scenic experiments. For this, it was necessary to know, deeply, the play and its context in an intense exchange between researcher, players and people involved, directly and indirectly, in Cavalo Marinho. In parallel, I focused on an individual laboratorial process that attempted to identify, in the interface between Performance Arts and Cavalo Marinho, some characteristics that would be present relationship between the play and the game in my artistic practice, which I call Actress-Player. From the field research and experience in the workroom, I take concepts such as body, game, popular culture, improvisation, humor, musicality, among others.
Keywords: Teatro
Cultura popular - Pernambuco
Cavalo marinho
Criação (Literária, artística, etc.)
Atriz-Brincante
Processo de Criação
Performance Arts
Actress-player
Scenic Laboratory
Creation (Literary, artistic, etc.)
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27073
Issue Date: 24-Aug-2018
Appears in Collections:Dissertação (PPGAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ATRIZ-BRINCANTE.pdf2,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.