Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Érico José Souza de-
dc.contributor.authorSilva, Flávia Cristiana da-
dc.creatorSilva, Flávia Cristiana da-
dc.date.accessioned2018-08-24T19:59:12Z-
dc.date.available2018-08-24T19:59:12Z-
dc.date.issued2018-08-24-
dc.date.submitted2013-05-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27073-
dc.description.abstractEsta dissertação aborda, de forma reflexiva, as experiências motivadas pelo meu encontro com a brincadeira do Cavalo Marinho da Zona da Mata Norte de Pernambuco. A pesquisa foi conduzida conceitualmente, principalmente, em torno das noções de brincadeira e jogo. O objetivo foi identificar elementos presentes nesta tradição que pudessem contribuir para a minha investigação laboratorial em experimentações cênicas. Para isso, fez-se necessário conhecer, mais profundamente, a brincadeira e o seu contexto numa intensa troca entre pesquisadora, brincadores e pessoas que participam direta e indiretamente do Cavalo Marinho. Paralelamente, dediquei-me a um processo laboratorial individual, que tentou identificar, na interface entre teatro e Cavalo Marinho, algumas características que estariam neste elo entre a brincadeira e o jogo no meu fazer artístico, o que chamo de Atriz-Brincante. A partir da pesquisa de campo e vivência em sala de trabalho, apoio-me em noções como corpo, jogo, cultura popular, improviso, comicidade, musicalidade, entre outras.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis approaches, reflectively, the experiences motivated by the meeting between me and Cavalo Marinho play, present in the region of “Zona da Mata” North of Pernambuco. This research was conceptually conducted, mainly, around the notions of play and game. The objective was to identify elements present in this merriment that could contribute to my laboratorial research in scenic experiments. For this, it was necessary to know, deeply, the play and its context in an intense exchange between researcher, players and people involved, directly and indirectly, in Cavalo Marinho. In parallel, I focused on an individual laboratorial process that attempted to identify, in the interface between Performance Arts and Cavalo Marinho, some characteristics that would be present relationship between the play and the game in my artistic practice, which I call Actress-Player. From the field research and experience in the workroom, I take concepts such as body, game, popular culture, improvisation, humor, musicality, among others.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectCultura popular - Pernambucopt_BR
dc.subjectCavalo marinhopt_BR
dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.subjectAtriz-Brincantept_BR
dc.subjectProcesso de Criaçãopt_BR
dc.subjectPerformance Artspt_BR
dc.subjectActress-playerpt_BR
dc.subjectScenic Laboratorypt_BR
dc.subjectCreation (Literary, artistic, etc.)pt_BR
dc.titleAtriz–Brincante: caminho de experimentações cênicas através da aproximação com a brincadeira do Cavalo Marinhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesOliveira, Érico José Souza de-
dc.contributor.refereesDomenici, Eloisa Leite-
dc.contributor.refereesMonteiro, Marianna Francisca Martins-
dc.publisher.departamentEscola de Teatropt_BR
dc.publisher.departamentEscola de Dançapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATRIZ-BRINCANTE.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.