Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26446
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Ensino jurídico e emancipação social: uma abordagem Freireana do Direito
Authors: Gaspar, Damares de Azevedo
metadata.dc.creator: Gaspar, Damares de Azevedo
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar a necessidade de uma renovação na metodologia do ensino jurídico, com destaque para as contribuições que derivam da pedagogia do oprimido, proposta por Paulo Freire. Nesse sentido tenta-se uma aproximação entre o Direito e a pedagogia Freireana em direção a um caminho de superação dos modelos tradicionais do ensino jurídico e possibilite um novo olhar sobre o Direito. Pretendesse auxiliar o debate, instigar o diálogo entre docentes e discentes além de encorajar novas investigações sobre a temática.
The present study aims to analyze the need for a renewal in the methodology of legal education, with emphasis on the contributions derived from the pedagogy of the oppressed, proposed by Paulo Freire. In this sense, an attempt is made to approximate Frere’s law and pedagogy towards a way of overcoming the traditional models of legal education and to enable a new look at the law. It is intended to help debate, instigate dialogue between teachers and students and encourage further research on the subject.
Keywords: Ensino Jurídico
Paulo Freire
Educação
Pedagogia do Oprimido
Legal Education
Education
Pedagogy of the Oppressed
Ensino - Metodologia
Direito - Estudo e ensino
metadata.dc.subject.cnpq: Filosofia e Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26446
Issue Date: 11-Jul-2018
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.