https://repositorio.ufba.br/handle/ri/26446
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Ensino jurídico e emancipação social: uma abordagem Freireana do Direito |
Authors: | Gaspar, Damares de Azevedo |
metadata.dc.creator: | Gaspar, Damares de Azevedo |
Abstract: | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar a necessidade de uma renovação na metodologia do ensino jurídico, com destaque para as contribuições que derivam da pedagogia do oprimido, proposta por Paulo Freire. Nesse sentido tenta-se uma aproximação entre o Direito e a pedagogia Freireana em direção a um caminho de superação dos modelos tradicionais do ensino jurídico e possibilite um novo olhar sobre o Direito. Pretendesse auxiliar o debate, instigar o diálogo entre docentes e discentes além de encorajar novas investigações sobre a temática. The present study aims to analyze the need for a renewal in the methodology of legal education, with emphasis on the contributions derived from the pedagogy of the oppressed, proposed by Paulo Freire. In this sense, an attempt is made to approximate Frere’s law and pedagogy towards a way of overcoming the traditional models of legal education and to enable a new look at the law. It is intended to help debate, instigate dialogue between teachers and students and encourage further research on the subject. |
Keywords: | Ensino Jurídico Paulo Freire Educação Pedagogia do Oprimido Legal Education Education Pedagogy of the Oppressed Ensino - Metodologia Direito - Estudo e ensino |
metadata.dc.subject.cnpq: | Filosofia e Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | NUMAC - Núcleo de Monografia e Atividades Complementares |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26446 |
Issue Date: | 11-Jul-2018 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Direito (Faculdade de Direito) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.