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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : A política educacional no Brasil: o ensino médio e o livro didático no âmbito das ciências da terra
Autor : Marques, Edna Cristina de Lucena
Celino, Joil José
metadata.dc.creator: Marques, Edna Cristina de Lucena
Celino, Joil José
Resumen : A democratização do ensino, defendida em vários momentos históricos, conviveu com a dissociação de duas classes profissionais, os trabalhadores braçais e os dirigentes técnico-científicos. Apesar das reformas educacionais do século passado até a vigência da atual LDB, a política do Estado ainda determina e centraliza as decisões da educação no país. Diante deste quadro, livros didáticos são colocados no mercado para corresponder a uma demanda com tais características. O conteúdo de geologia continua prevalecendo na disciplina Geografia, assumindo um espaço ainda muito menor do que o reservado para os temas sócio-econômicos. O fato de estar presente neste currículo, não garante que o conteúdo de geologia seja abordado com a qualidade e a quantidade dos seus temas.
Palabras clave : história
democratização
educação
geologia
livros
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25661
Fecha de publicación : 2014
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (POSPETRO)

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