Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25661
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: A política educacional no Brasil: o ensino médio e o livro didático no âmbito das ciências da terra
Authors: Marques, Edna Cristina de Lucena
Celino, Joil José
metadata.dc.creator: Marques, Edna Cristina de Lucena
Celino, Joil José
Abstract: A democratização do ensino, defendida em vários momentos históricos, conviveu com a dissociação de duas classes profissionais, os trabalhadores braçais e os dirigentes técnico-científicos. Apesar das reformas educacionais do século passado até a vigência da atual LDB, a política do Estado ainda determina e centraliza as decisões da educação no país. Diante deste quadro, livros didáticos são colocados no mercado para corresponder a uma demanda com tais características. O conteúdo de geologia continua prevalecendo na disciplina Geografia, assumindo um espaço ainda muito menor do que o reservado para os temas sócio-econômicos. O fato de estar presente neste currículo, não garante que o conteúdo de geologia seja abordado com a qualidade e a quantidade dos seus temas.
Keywords: história
democratização
educação
geologia
livros
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25661
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (POSPETRO)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.