https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25661
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marques, Edna Cristina de Lucena | - |
dc.contributor.author | Celino, Joil José | - |
dc.creator | Marques, Edna Cristina de Lucena | - |
dc.creator | Celino, Joil José | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-03T13:17:51Z | - |
dc.date.available | 2018-04-03T13:17:51Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.issn | 2238-4960 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25661 | - |
dc.description.abstract | A democratização do ensino, defendida em vários momentos históricos, conviveu com a dissociação de duas classes profissionais, os trabalhadores braçais e os dirigentes técnico-científicos. Apesar das reformas educacionais do século passado até a vigência da atual LDB, a política do Estado ainda determina e centraliza as decisões da educação no país. Diante deste quadro, livros didáticos são colocados no mercado para corresponder a uma demanda com tais características. O conteúdo de geologia continua prevalecendo na disciplina Geografia, assumindo um espaço ainda muito menor do que o reservado para os temas sócio-econômicos. O fato de estar presente neste currículo, não garante que o conteúdo de geologia seja abordado com a qualidade e a quantidade dos seus temas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | https://portalseer.ufba.br/index.php/cadgeoc/article/viewFile/10032/8961 | pt_BR |
dc.subject | história | pt_BR |
dc.subject | democratização | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.subject | geologia | pt_BR |
dc.subject | livros | pt_BR |
dc.title | A política educacional no Brasil: o ensino médio e o livro didático no âmbito das ciências da terra | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Cadernos de Geociências | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 1-2, p. 134-142, 2014 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (POSPETRO) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.