Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25593
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo
Autor : Rocha, Maria Célia Furtado
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
metadata.dc.creator: Rocha, Maria Célia Furtado
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Resumen : Este artigo tenta estabelecer nexos entre abordagens do ensino e da aprendizagem, mais familiares ao campo da Educação, e as teorias da aprendizagem organizacional. Identifica, na abordagem cognitivista da aprendizagem organizacional, a tendência a analisar o fenômeno organizacional enquanto processo socialmente construído pela interação entre atores relevantes, infundindo vida própria à organização, em oposição ao tradicional construto de organização como entidade racional. Inclui análise e avaliação crítica de três estudos de caso sobre aprendizagem organizacional, a partir de um olhar de administrador contaminado pelas abordagens construtivistas de Piaget e Vigotsky, as quais sugerem que conteúdo, processo e forma são fatores-chave para a aprendizagem. A análise tende a confirmar lacunas e problemas relativos à incapacidade, ainda persistente, de relacionar dialeticamente indivíduo e contexto.
Palabras clave : Aprendendo a aprender
Aprendizagem organizacional
Abordagens construtivistas
Indivíduo e contexto
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25593
Fecha de publicación : 2001
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.