Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25593
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo |
Autor : | Rocha, Maria Célia Furtado Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz |
metadata.dc.creator: | Rocha, Maria Célia Furtado Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz |
Resumen : | Este artigo tenta estabelecer nexos entre abordagens do ensino e da aprendizagem, mais familiares ao campo da Educação, e as teorias da aprendizagem organizacional. Identifica, na abordagem cognitivista da aprendizagem organizacional, a tendência a analisar o fenômeno organizacional enquanto processo socialmente construído pela interação entre atores relevantes, infundindo vida própria à organização, em oposição ao tradicional construto de organização como entidade racional. Inclui análise e avaliação crítica de três estudos de caso sobre aprendizagem organizacional, a partir de um olhar de administrador contaminado pelas abordagens construtivistas de Piaget e Vigotsky, as quais sugerem que conteúdo, processo e forma são fatores-chave para a aprendizagem. A análise tende a confirmar lacunas e problemas relativos à incapacidade, ainda persistente, de relacionar dialeticamente indivíduo e contexto. |
Palabras clave : | Aprendendo a aprender Aprendizagem organizacional Abordagens construtivistas Indivíduo e contexto |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25593 |
Fecha de publicación : | 2001 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendendo a aprender Análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo.pdf | 64,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.