Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRocha, Maria Célia Furtado-
dc.contributor.authorSouza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz-
dc.creatorRocha, Maria Célia Furtado-
dc.creatorSouza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz-
dc.date.accessioned2018-03-22T20:03:40Z-
dc.date.available2018-03-22T20:03:40Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.issn1984-9230-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25593-
dc.description.abstractEste artigo tenta estabelecer nexos entre abordagens do ensino e da aprendizagem, mais familiares ao campo da Educação, e as teorias da aprendizagem organizacional. Identifica, na abordagem cognitivista da aprendizagem organizacional, a tendência a analisar o fenômeno organizacional enquanto processo socialmente construído pela interação entre atores relevantes, infundindo vida própria à organização, em oposição ao tradicional construto de organização como entidade racional. Inclui análise e avaliação crítica de três estudos de caso sobre aprendizagem organizacional, a partir de um olhar de administrador contaminado pelas abordagens construtivistas de Piaget e Vigotsky, as quais sugerem que conteúdo, processo e forma são fatores-chave para a aprendizagem. A análise tende a confirmar lacunas e problemas relativos à incapacidade, ainda persistente, de relacionar dialeticamente indivíduo e contexto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302001000300003pt_BR
dc.subjectAprendendo a aprenderpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectAbordagens construtivistaspt_BR
dc.subjectIndivíduo e contextopt_BR
dc.titleAprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv. 8, n. 22pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.