Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25593
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Aprendendo a aprender: análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo |
Authors: | Rocha, Maria Célia Furtado Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz |
metadata.dc.creator: | Rocha, Maria Célia Furtado Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz |
Abstract: | Este artigo tenta estabelecer nexos entre abordagens do ensino e da aprendizagem, mais familiares ao campo da Educação, e as teorias da aprendizagem organizacional. Identifica, na abordagem cognitivista da aprendizagem organizacional, a tendência a analisar o fenômeno organizacional enquanto processo socialmente construído pela interação entre atores relevantes, infundindo vida própria à organização, em oposição ao tradicional construto de organização como entidade racional. Inclui análise e avaliação crítica de três estudos de caso sobre aprendizagem organizacional, a partir de um olhar de administrador contaminado pelas abordagens construtivistas de Piaget e Vigotsky, as quais sugerem que conteúdo, processo e forma são fatores-chave para a aprendizagem. A análise tende a confirmar lacunas e problemas relativos à incapacidade, ainda persistente, de relacionar dialeticamente indivíduo e contexto. |
Keywords: | Aprendendo a aprender Aprendizagem organizacional Abordagens construtivistas Indivíduo e contexto |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25593 |
Issue Date: | 2001 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Aprendendo a aprender Análise de três estudos de caso em aprendizagem organizacional a partir do construtivismo.pdf | 64,28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.