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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25310
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Conceitos relevantes de custos: a visão dos textos didáticos, o olhar da Teoria de Contabilidade e a percepção do discente. |
Autor : | Lima Filho, Raimundo Nonato Bruni, Adriano Leal Sampaio, Márcio Santos Pereira, Antonio Gualberto |
metadata.dc.creator: | Lima Filho, Raimundo Nonato Bruni, Adriano Leal Sampaio, Márcio Santos Pereira, Antonio Gualberto |
Resumen : | Um domínio apropriado dos conceitos básicos da Contabilidade de Custos e uma análise das suas características são essenciais para o desenvolvimento da Teoria Contábil e para a tomada efetiva de decisões. Este trabalho buscou comparar a apresentação de tópicos didáticos com conceitos atuais da Teoria de Contabilidade e a percepção dos discentes, aferindo a compreensão de alguns termos associados à Contabilidade de Custos e explorados no contexto da disciplina Teoria da Contabilidade. Foram discutidos os conceitos de ativos, receitas, despesas, ganhos e perdas. Examinou-se uma amostra composta por 591 alunos matriculados em Cursos de Ciências Contábeis que já haviam freqüentado a disciplina Teoria da Contabilidade em instituições de ensino superior localizadas na cidade de Salvador (BA). Os procedimentos quantitativos envolveram três fases distintas, formadas pela análise descritiva dos dados; pela compreensão das associações entre as respostas e o tipo de IES – apresentado como pública ou privada; pelo estudo da associação entre as respostas e a titulação do docente – separados em não titulados, mestres e doutores e; pelo uso da regressão logística que buscou entender como a acurácia dos conceitos aprendidos pode ser alterada a partir do tipo de IES ou da titulação do docente. Os resultados obtidos foram significativos para a titulação: à medida que evolui a titulação do docente, melhor o desempenho manifestado pelos discentes em relação ao domínio dos conceitos relevantes da Contabilidade de Custos. As constatações aqui observadas revelam a importância da titulação dos docentes de Teoria da Contabilidade e indicam que o avanço do estudo destes profissionais em cursos de Mestrado e Doutorado contribui para a melhoria do uso efetivo da Contabilidade de Custos. |
Palabras clave : | Teoria da contabilidade Contabilidade de Custos Conceitos Relevantes de Contabilidade de Custos Ensino de Contabilidade de Custos |
Editorial : | Associação Brasileira de Custos |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25310 |
Fecha de publicación : | 2011 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
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