Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25310
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conceitos relevantes de custos: a visão dos textos didáticos, o olhar da Teoria de Contabilidade e a percepção do discente.
Autor(es): Lima Filho, Raimundo Nonato
Bruni, Adriano Leal
Sampaio, Márcio Santos
Pereira, Antonio Gualberto
Autor(es): Lima Filho, Raimundo Nonato
Bruni, Adriano Leal
Sampaio, Márcio Santos
Pereira, Antonio Gualberto
Abstract: Um domínio apropriado dos conceitos básicos da Contabilidade de Custos e uma análise das suas características são essenciais para o desenvolvimento da Teoria Contábil e para a tomada efetiva de decisões. Este trabalho buscou comparar a apresentação de tópicos didáticos com conceitos atuais da Teoria de Contabilidade e a percepção dos discentes, aferindo a compreensão de alguns termos associados à Contabilidade de Custos e explorados no contexto da disciplina Teoria da Contabilidade. Foram discutidos os conceitos de ativos, receitas, despesas, ganhos e perdas. Examinou-se uma amostra composta por 591 alunos matriculados em Cursos de Ciências Contábeis que já haviam freqüentado a disciplina Teoria da Contabilidade em instituições de ensino superior localizadas na cidade de Salvador (BA). Os procedimentos quantitativos envolveram três fases distintas, formadas pela análise descritiva dos dados; pela compreensão das associações entre as respostas e o tipo de IES – apresentado como pública ou privada; pelo estudo da associação entre as respostas e a titulação do docente – separados em não titulados, mestres e doutores e; pelo uso da regressão logística que buscou entender como a acurácia dos conceitos aprendidos pode ser alterada a partir do tipo de IES ou da titulação do docente. Os resultados obtidos foram significativos para a titulação: à medida que evolui a titulação do docente, melhor o desempenho manifestado pelos discentes em relação ao domínio dos conceitos relevantes da Contabilidade de Custos. As constatações aqui observadas revelam a importância da titulação dos docentes de Teoria da Contabilidade e indicam que o avanço do estudo destes profissionais em cursos de Mestrado e Doutorado contribui para a melhoria do uso efetivo da Contabilidade de Custos.
Palavras-chave: Teoria da contabilidade
Contabilidade de Custos
Conceitos Relevantes de Contabilidade de Custos
Ensino de Contabilidade de Custos
Editora / Evento / Instituição: Associação Brasileira de Custos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25310
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.