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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25310
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Lima Filho, Raimundo Nonato | - |
dc.contributor.author | Bruni, Adriano Leal | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Márcio Santos | - |
dc.contributor.author | Pereira, Antonio Gualberto | - |
dc.creator | Lima Filho, Raimundo Nonato | - |
dc.creator | Bruni, Adriano Leal | - |
dc.creator | Sampaio, Márcio Santos | - |
dc.creator | Pereira, Antonio Gualberto | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-06T19:17:47Z | - |
dc.date.available | 2018-02-06T19:17:47Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.issn | 1980-4814 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25310 | - |
dc.description.abstract | Um domínio apropriado dos conceitos básicos da Contabilidade de Custos e uma análise das suas características são essenciais para o desenvolvimento da Teoria Contábil e para a tomada efetiva de decisões. Este trabalho buscou comparar a apresentação de tópicos didáticos com conceitos atuais da Teoria de Contabilidade e a percepção dos discentes, aferindo a compreensão de alguns termos associados à Contabilidade de Custos e explorados no contexto da disciplina Teoria da Contabilidade. Foram discutidos os conceitos de ativos, receitas, despesas, ganhos e perdas. Examinou-se uma amostra composta por 591 alunos matriculados em Cursos de Ciências Contábeis que já haviam freqüentado a disciplina Teoria da Contabilidade em instituições de ensino superior localizadas na cidade de Salvador (BA). Os procedimentos quantitativos envolveram três fases distintas, formadas pela análise descritiva dos dados; pela compreensão das associações entre as respostas e o tipo de IES – apresentado como pública ou privada; pelo estudo da associação entre as respostas e a titulação do docente – separados em não titulados, mestres e doutores e; pelo uso da regressão logística que buscou entender como a acurácia dos conceitos aprendidos pode ser alterada a partir do tipo de IES ou da titulação do docente. Os resultados obtidos foram significativos para a titulação: à medida que evolui a titulação do docente, melhor o desempenho manifestado pelos discentes em relação ao domínio dos conceitos relevantes da Contabilidade de Custos. As constatações aqui observadas revelam a importância da titulação dos docentes de Teoria da Contabilidade e indicam que o avanço do estudo destes profissionais em cursos de Mestrado e Doutorado contribui para a melhoria do uso efetivo da Contabilidade de Custos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação Brasileira de Custos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teoria da contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade de Custos | pt_BR |
dc.subject | Conceitos Relevantes de Contabilidade de Custos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Contabilidade de Custos | pt_BR |
dc.title | Conceitos relevantes de custos: a visão dos textos didáticos, o olhar da Teoria de Contabilidade e a percepção do discente. | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | São Leopoldo | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 6, n. 3, p. 43-65 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Conceitos relevantes de custos a visão dos textos didáticos, o olhar da Teoria de Contabilidade e a percepção do discente..pdf | 359,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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