Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24920
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Heurísticas de Usabilidade para Aplicativos Móveis Educacionais Infantis
Autor : Abreu, Caio Almeida
metadata.dc.creator: Abreu, Caio Almeida
Resumen : O número de smartphones em uso no Brasil chega a 168 milhões. Esse é um valor crescente e que traz consigo uma vasta gama de aplicativos móveis pertencentes a diferentes domínios, tais como: educacionais, sociais, bancários, entre outros. Surge então a necessidade de garantir que a usabilidade de um aplicativo adeque-se ao seu domínio. No domínio educacional, parte considerável desses aplicativos abrange diversas idades e desconsidera características intrínsecas à educação infantil, em que crianças têm necessidades de interação diferenciadas e necessidades educacionais específicas. Dessa maneira, esta pesquisa teve o objetivo de adaptar e avaliar heurísticas de usabilidade para aplicativos móveis educacionais ao domínio infantil. Para tal, buscou-se trabalhos relacionados que apresentassem heurísticas de usabilidade para aplicativos móveis educacionais. Dado que não foram encontradas heurísticas de usabilidade específicas para o domínio educacional infantil, foi realizada busca na literatura para identificar elementos caracterizadores do domínio educacional infantil. A partir desse conjunto de dados, foi proposto um novo conjunto de heurísticas para avaliar a usabilidade de aplicativos móveis educacionais, considerando as características intrínsecas ao público infantil. Por fim, foram realizadas avaliações das heurísticas com especialistas em Interação Humano-Computador/Informática na Educação e profissionais em Educação Infantil para averiguar a relevância do conjunto proposto. Posteriormente, foram conduzidas novas avaliações de usabilidade com crianças para avaliação dos aplicativos móveis desenvolvidos exclusivamente para esta pesquisa: o Fantastic Pirates, projetado sob a aplicação das heurísticas propostas; e o Fantastic Pirates Educator, aplicativo de suporte ao anterior para uso dos educadores. Desse modo, o conjunto de heurísticas de usabilidade concebido poderá ser utilizado por pesquisadores e desenvolvedores no design e avaliação da interação de aplicativos móveis educacionais infantis.
Palabras clave : Heurísticas
Interação Criança-Computador
Software Educacional
Design de interação e crianças
Interação Humano-Computador
Usabilidade
metadata.dc.subject.cnpq: Ciência da Computação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Engenharia da Computação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24920
Fecha de publicación : 8-ene-2018
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Engenharia da Computação (Escola Politécnica)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Final_Caio_Abreu_.pdf3,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.