Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24920
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Heurísticas de Usabilidade para Aplicativos Móveis Educacionais Infantis |
Authors: | Abreu, Caio Almeida |
metadata.dc.creator: | Abreu, Caio Almeida |
Abstract: | O número de smartphones em uso no Brasil chega a 168 milhões. Esse é um valor crescente e que traz consigo uma vasta gama de aplicativos móveis pertencentes a diferentes domínios, tais como: educacionais, sociais, bancários, entre outros. Surge então a necessidade de garantir que a usabilidade de um aplicativo adeque-se ao seu domínio. No domínio educacional, parte considerável desses aplicativos abrange diversas idades e desconsidera características intrínsecas à educação infantil, em que crianças têm necessidades de interação diferenciadas e necessidades educacionais específicas. Dessa maneira, esta pesquisa teve o objetivo de adaptar e avaliar heurísticas de usabilidade para aplicativos móveis educacionais ao domínio infantil. Para tal, buscou-se trabalhos relacionados que apresentassem heurísticas de usabilidade para aplicativos móveis educacionais. Dado que não foram encontradas heurísticas de usabilidade específicas para o domínio educacional infantil, foi realizada busca na literatura para identificar elementos caracterizadores do domínio educacional infantil. A partir desse conjunto de dados, foi proposto um novo conjunto de heurísticas para avaliar a usabilidade de aplicativos móveis educacionais, considerando as características intrínsecas ao público infantil. Por fim, foram realizadas avaliações das heurísticas com especialistas em Interação Humano-Computador/Informática na Educação e profissionais em Educação Infantil para averiguar a relevância do conjunto proposto. Posteriormente, foram conduzidas novas avaliações de usabilidade com crianças para avaliação dos aplicativos móveis desenvolvidos exclusivamente para esta pesquisa: o Fantastic Pirates, projetado sob a aplicação das heurísticas propostas; e o Fantastic Pirates Educator, aplicativo de suporte ao anterior para uso dos educadores. Desse modo, o conjunto de heurísticas de usabilidade concebido poderá ser utilizado por pesquisadores e desenvolvedores no design e avaliação da interação de aplicativos móveis educacionais infantis. |
Keywords: | Heurísticas Interação Criança-Computador Software Educacional Design de interação e crianças Interação Humano-Computador Usabilidade |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ciência da Computação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Engenharia da Computação |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24920 |
Issue Date: | 8-Jan-2018 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Engenharia da Computação (Escola Politécnica) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_Final_Caio_Abreu_.pdf | 3,33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.