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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMatos, Ecivaldo de Souza-
dc.contributor.authorAbreu, Caio Almeida-
dc.creatorAbreu, Caio Almeida-
dc.date.accessioned2018-01-08T11:03:47Z-
dc.date.available2018-01-08T11:03:47Z-
dc.date.issued2018-01-08-
dc.date.submitted2017-08-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24920-
dc.description.abstractO número de smartphones em uso no Brasil chega a 168 milhões. Esse é um valor crescente e que traz consigo uma vasta gama de aplicativos móveis pertencentes a diferentes domínios, tais como: educacionais, sociais, bancários, entre outros. Surge então a necessidade de garantir que a usabilidade de um aplicativo adeque-se ao seu domínio. No domínio educacional, parte considerável desses aplicativos abrange diversas idades e desconsidera características intrínsecas à educação infantil, em que crianças têm necessidades de interação diferenciadas e necessidades educacionais específicas. Dessa maneira, esta pesquisa teve o objetivo de adaptar e avaliar heurísticas de usabilidade para aplicativos móveis educacionais ao domínio infantil. Para tal, buscou-se trabalhos relacionados que apresentassem heurísticas de usabilidade para aplicativos móveis educacionais. Dado que não foram encontradas heurísticas de usabilidade específicas para o domínio educacional infantil, foi realizada busca na literatura para identificar elementos caracterizadores do domínio educacional infantil. A partir desse conjunto de dados, foi proposto um novo conjunto de heurísticas para avaliar a usabilidade de aplicativos móveis educacionais, considerando as características intrínsecas ao público infantil. Por fim, foram realizadas avaliações das heurísticas com especialistas em Interação Humano-Computador/Informática na Educação e profissionais em Educação Infantil para averiguar a relevância do conjunto proposto. Posteriormente, foram conduzidas novas avaliações de usabilidade com crianças para avaliação dos aplicativos móveis desenvolvidos exclusivamente para esta pesquisa: o Fantastic Pirates, projetado sob a aplicação das heurísticas propostas; e o Fantastic Pirates Educator, aplicativo de suporte ao anterior para uso dos educadores. Desse modo, o conjunto de heurísticas de usabilidade concebido poderá ser utilizado por pesquisadores e desenvolvedores no design e avaliação da interação de aplicativos móveis educacionais infantis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHeurísticaspt_BR
dc.subjectInteração Criança-Computadorpt_BR
dc.subjectSoftware Educacionalpt_BR
dc.subjectDesign de interação e criançaspt_BR
dc.subjectInteração Humano-Computadorpt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.titleHeurísticas de Usabilidade para Aplicativos Móveis Educacionais Infantispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-coRosa, Jean Clemisson Santos-
dc.contributor.refereesMatos, Ecivaldo de Souza-
dc.contributor.refereesRosa, Jean Clemisson Santos-
dc.contributor.refereesCerqueira, Jés de Jesus Fiais-
dc.contributor.refereesKislansky, Pedro-
dc.publisher.departamentEscola Politécnicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Engenharia da Computação (Escola Politécnica)

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