Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24723
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarzano, Marco Antonio Leandro-
dc.contributor.authorPinheiro, Mariana Moraes Lôbo-
dc.creatorPinheiro, Mariana Moraes Lôbo-
dc.date.accessioned2017-12-06T18:41:42Z-
dc.date.available2017-12-06T18:41:42Z-
dc.date.issued2017-12-06-
dc.date.submitted2017-10-17-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24723-
dc.description.abstractEsta pesquisa se insere no contexto de pesquisas sobre história do ensino de Matemática na Bahia, com o objetivo de investigar seu processo de modernização a partir da implementação de classes experimentais isoladas, de nível ginasial, em escolas da rede oficial de Salvador nas décadas de 1960 e 1970. A análise das fontes localizadas nos acervos pesquisados foi feita com base nos conceitos discutidos no âmbito das concepções da nova História Cultural, que apontam para uma nova proposta metodológica de análise e interpretação dos dados pelo historiador e considera novas fontes, novos objetos, novos temas numa perspectiva que amplia as possibilidades de pesquisas históricas. Foram consideradas ainda as concepções teóricas norte-americanas de John Dewey, apropriadas por Anísio Teixeira, além das contribuições de Martha Dantas e suas influências europeias para a compreensão desse processo de renovação educacional desencadeado no Brasil e, mais especificamente, na Bahia. Além da análise documental, foram analisadas também as lembranças e os silêncios de algumas professoras integrantes do Centro de Ensino de Ciências da Bahia (CECIBA) e do Colégio Estadual Luiz Pinto de Carvalho, além de alguns ex-alunos envolvidos na experiência realizada nessa instituição numa tentativa de ilustrar uma relação entre história e memória. Dessa forma, foi possível concluir que, apesar do projeto de experimentação pedagógica ter sido uma ação política de âmbito nacional, apresentou características singulares e interesses adequados à realidade local de cada região do país. No caso da Bahia, mais especificamente, a principal atribuição das classes experimentais de ensino ginasial foi a de realizar testes e avaliação de livros didáticos de matemática produzidos pelo grupo de professoras do CECIBA, além de propor inovações nos programas e nos métodos para o ensino de matemática. E, nesse sentido, é possível considerar o trabalho das classes experimentais como importante agente difusor no processo de modernização do ensino de Matemática na Bahia ao longo das décadas de 1960 e 1970.pt_BR
dc.description.abstractThis research is inserted in the context of researches on the history of teaching mathematics in Bahia, with the objective of investigating its modernization process from the implementation of isolated experimental classes, at a junior level, in schools of the official network of Salvador in the 1960s and 1970. The analysis of the sources located in the researched collections was made based on the concepts discussed in the scope of the new Cultural History conceptions, which point to a new methodological proposal of analysis and interpretation of the data by the historian and considers new sources, new objects, new perspectives that expand the possibilities of historical research. Also considered were John Dewey's American theoretical conceptions, appropriated by Anísio Teixeira, as well as the contributions of Martha Dantas and her European influences to the understanding of this process of educational renewal unleashed in Brazil and more specifically in Bahia. In addition to the documentary analysis, the memories and silences of some teachers who were part of the Bahia Science Education Center (CECIBA) and the Luiz Pinto de Carvalho State College were analyzed, as well as some former student involved in the experience of this institution in a attempt to illustrate a relationship between history and memory. In this way, it was possible to conclude that, although the pedagogical experimentation project was a national policy action, it presented singular characteristics and interests appropriate to the local reality of each region of the country. In the case of Bahia, more specifically, the main assignment of the experimental classes of junior high school was to perform tests and evaluation of mathematical textbooks produced by the group of teachers of CECIBA, besides proposing innovations in the programs and methods for the teaching of mathematics. And, in this sense, it is possible to consider the work of the experimental classes as an important diffusion agent in the process of modernization of the teaching of Mathematics in Bahia throughout the decades of 1960 and 1970.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClasses Experimentaispt_BR
dc.subjectExperimentação Pedagógicapt_BR
dc.subjectProduções Didáticas do CECIBApt_BR
dc.subjectModernização do Ensino de Matemáticapt_BR
dc.subjectHistória do Ensino de Matemática na Bahiapt_BR
dc.titleClasses experimentais de Matemática e a difusão da experimentação pedagógica na Bahia durante as décadas de 1960 e 1970pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesLando, Janice Cássia-
dc.contributor.refereesLima, Eliene Barbosa-
dc.contributor.refereesSilva, Indianara Lima-
dc.contributor.refereesOliveira, Andreia Maria Pereira de-
dc.contributor.refereesBarzano, Marco Antonio Leandro-
dc.publisher.departamentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.initialsUEFSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqHistória das Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE FINAL.pdf675,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.