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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva Filho, Waldomiro José da-
dc.contributor.authorOliveira, Deivide Garcia da Silva-
dc.creatorOliveira, Deivide Garcia da Silva-
dc.date.accessioned2017-07-07T14:45:55Z-
dc.date.available2017-07-07T14:45:55Z-
dc.date.issued2017-07-07-
dc.date.submitted2017-05-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23521-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar, motivar e discutir criticamente o argumento segundo o qual o anarquismo epistemológico de Feyerabend pode contribuir com o atual debate sobre o objetivo do ensino das ciências, ao propiciar o desenvolvimento de uma perspectiva intelectual autônoma e esclarecida para a educação científica. Tal objetivo é fruto de um problema sentido pela prática e pela literatura contemporânea da área sobre a qual repousa o objetivo do ensino das ciências e como concretizá-lo. Ao longo dos anos, quanto mais fomos ignorando esse problema, mais agravante ele se tornou e, não ao acaso, diversos autores alertaram tanto para uma crise instalada no ensino das ciências como para a necessidade de aproximar as diversas áreas no processo da educação em ciências. Esta foi a saída apontada para solucionar uma formação centrada exclusivamente no conteúdo, cientificista e também doutrinadora. Dito isso, essa forma de educação desconsiderava a relevância do entendimento (understanding) do tema da natureza da ciência, as diferenças e proximidades entre a atividade científica em si e a educação científica, a discussão sobre a influência da ciência na sociedade e o seu inverso, além de desconsiderar a relevância do debate sobre se, em sala, o objetivo do docente de ciências deve ser mudar as crenças dos seus alunos em favor da ciência ou não mudá-las. Em função disso, a crise que se instalou conseguiu afastar e reduzir o interesse dos estudantes sobre as ciências, principalmente motivados pelo último item supracitado, pois em geral a escolha nas salas de aula de ciências era a modificação das crenças, o que tinha implicação tanto no assassinato cultural quanto na formação intelectualmente heterônoma dos discentes. Com efeito, apesar de não termos solucionado o problema, acreditamos (a) ter contribuído para sua melhor compreensão e também (b) deixado claro porque cremos que a medida resolutiva menos inadequada é aquela que segue o caminho do multiculturalismo em detrimento do universalismo, do entendimento de algo em detrimento de certo tipo de conhecimento, do esclarecimento tardio e da autonomia intelectual em detrimento da heteronomia e do conteúdo.pt_BR
dc.description.sponsorshipFABESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnarquismopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEsclarecimentopt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectObjetivo do ensino das ciênciaspt_BR
dc.titleAnarquismo, autonomia e esclarecimento no objetivo do ensino das ciênciaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesRegner, Anna Carolina Krebs Pereira-
dc.contributor.refereesDias, André Luís Mattedi-
dc.contributor.refereesNiño, Charbel El-Hani-
dc.contributor.refereesRouanet, Luiz Paulo-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.departamentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
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