Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21074
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias de ensino em aulas de matemática para alunos com deficiência intelectual
Autor(es): Cardoso, Elisângela Aparecida Carvalho
Autor(es): Cardoso, Elisângela Aparecida Carvalho
Abstract: Na contemporaneidade, as transformações sociais têm refletido na educação formal e, principalmente, na matemática escolar para alunos com deficiência intelectual. Sendo assim, este Trabalho de Conclusão de Curso, questiona ‘Que estratégias de ensino possibilitam ao aluno com deficiência intelectual a aprendizagem da matemática?’, e como objetivo geral analisar o uso de materiais manipuláveis utilizados em aulas de matemática e sua contribuição para a aprendizagem dos alunos com Deficiência Intelectual (DI). Para tanto, a metodologia utilizada foi à qualitativa, do tipo pesquisa-ação, pois envolve investigação-ação e modificação do comportamento dos sujeitos da pesquisa. Os participantes desta investigação foram alunos com deficiência intelectual de uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Tempo Formativo 1, Eixo III, do Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA). Os resultados são oriundos das intervenções na turma da Educação de Jovens e Adultos que aconteceram em aulas de matemática e, posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois alunos, com o intuito de saber o nível de satisfação sobre as atividades desenvolvidas. Assim, evidenciou-se a necessidade do professor/mediador estimular o aprendizado do aluno com deficiência intelectual a partir do uso de materiais manipuláveis em aulas de matemática, estimulação esta, contextualizada e que faça sentido para o aluno com deficiência intelectual. Conclui-se que os objetivos foram alcançados, pois os alunos com DI conheceram o sistema monetário vigente em nosso país, além de contribuir para o aumento da autoestima, da autonomia, da participação, da investigação e da resolução de problemas diários.
RESUMEN En la época contemporánea, las transformaciones sociales han reflejado en la educación formal, y especialmente en las matemáticas escolares para los estudiantes con discapacidad intelectual. Por lo tanto, este fin de obra, por supuesto, se pregunta "¿Qué estrategias de enseñanza permiten al estudiante con discapacidad intelectual aprendizaje de las matemáticas? ', Y como objetivo general analizar el uso de materiales manuales utilizados en las clases de matemáticas y su contribución al aprendizaje estudiantes con discapacidad intelectual (DI). Por lo tanto, la metodología utilizada era, el tipo de investigación-acción cualitativa, ya que implica la modificación de investigaciónacción y el comportamiento de los sujetos de investigación. Los participantes en este estudio eran estudiantes con discapacidad intelectual en una clase de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), el tiempo Formativo 1, Eje III, el Centro de Educación Especial de la Bahía (CEEBA). Los resultados son de las intervenciones en la clase de educación de jóvenes y adultos que sucedieron en las clases de matemáticas y más tarde se llevaron a cabo entrevistas semiestructuradas con dos estudiantes, con el fin de conocer el nivel de satisfacción en las actividades. Por lo tanto, la evidencia de la necesidad de maestro / mediador estimular el aprendizaje del alumno con discapacidad intelectual del uso de manipulativos en matemáticas, esta estimulación, contextualizada y que tenga sentido para el estudiante con discapacidad intelectual. Llegamos a la conclusión de que se han alcanzado los objetivos, para los alumnos con DI se reunieron el sistema monetario actual en nuestro país, y contribuyen al aumento de la autoestima, la autonomía, la participación, la investigación y la resolución de problemas cotidianos.
Palavras-chave: Deficiência intelectual
Matemática
Educação de jovens e adultos
Estratégias de ensino
Discapacidad intelectual
Matemáticas
Educación de jóvenes y adultos
Estrategias de enseñanza
CNPq: Educação
Educação Especial
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: Colegiado do Curso de Graduação em Pedagogia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21074
Data do documento: 16-Dez-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC. Elisangela Cardoso.FACED.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.