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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.authorCardoso, Elisângela Aparecida Carvalho-
dc.creatorCardoso, Elisângela Aparecida Carvalho-
dc.date.accessioned2016-12-16T16:26:17Z-
dc.date.available2016-12-16T16:26:17Z-
dc.date.issued2016-12-16-
dc.date.submitted2016-05-23-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21074-
dc.description.abstractNa contemporaneidade, as transformações sociais têm refletido na educação formal e, principalmente, na matemática escolar para alunos com deficiência intelectual. Sendo assim, este Trabalho de Conclusão de Curso, questiona ‘Que estratégias de ensino possibilitam ao aluno com deficiência intelectual a aprendizagem da matemática?’, e como objetivo geral analisar o uso de materiais manipuláveis utilizados em aulas de matemática e sua contribuição para a aprendizagem dos alunos com Deficiência Intelectual (DI). Para tanto, a metodologia utilizada foi à qualitativa, do tipo pesquisa-ação, pois envolve investigação-ação e modificação do comportamento dos sujeitos da pesquisa. Os participantes desta investigação foram alunos com deficiência intelectual de uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Tempo Formativo 1, Eixo III, do Centro de Educação Especial da Bahia (CEEBA). Os resultados são oriundos das intervenções na turma da Educação de Jovens e Adultos que aconteceram em aulas de matemática e, posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dois alunos, com o intuito de saber o nível de satisfação sobre as atividades desenvolvidas. Assim, evidenciou-se a necessidade do professor/mediador estimular o aprendizado do aluno com deficiência intelectual a partir do uso de materiais manipuláveis em aulas de matemática, estimulação esta, contextualizada e que faça sentido para o aluno com deficiência intelectual. Conclui-se que os objetivos foram alcançados, pois os alunos com DI conheceram o sistema monetário vigente em nosso país, além de contribuir para o aumento da autoestima, da autonomia, da participação, da investigação e da resolução de problemas diários.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN En la época contemporánea, las transformaciones sociales han reflejado en la educación formal, y especialmente en las matemáticas escolares para los estudiantes con discapacidad intelectual. Por lo tanto, este fin de obra, por supuesto, se pregunta "¿Qué estrategias de enseñanza permiten al estudiante con discapacidad intelectual aprendizaje de las matemáticas? ', Y como objetivo general analizar el uso de materiales manuales utilizados en las clases de matemáticas y su contribución al aprendizaje estudiantes con discapacidad intelectual (DI). Por lo tanto, la metodología utilizada era, el tipo de investigación-acción cualitativa, ya que implica la modificación de investigaciónacción y el comportamiento de los sujetos de investigación. Los participantes en este estudio eran estudiantes con discapacidad intelectual en una clase de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), el tiempo Formativo 1, Eje III, el Centro de Educación Especial de la Bahía (CEEBA). Los resultados son de las intervenciones en la clase de educación de jóvenes y adultos que sucedieron en las clases de matemáticas y más tarde se llevaron a cabo entrevistas semiestructuradas con dos estudiantes, con el fin de conocer el nivel de satisfacción en las actividades. Por lo tanto, la evidencia de la necesidad de maestro / mediador estimular el aprendizaje del alumno con discapacidad intelectual del uso de manipulativos en matemáticas, esta estimulación, contextualizada y que tenga sentido para el estudiante con discapacidad intelectual. Llegamos a la conclusión de que se han alcanzado los objetivos, para los alumnos con DI se reunieron el sistema monetario actual en nuestro país, y contribuyen al aumento de la autoestima, la autonomía, la participación, la investigación y la resolución de problemas cotidianos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectDiscapacidad intelectualpt_BR
dc.subjectMatemáticaspt_BR
dc.subjectEducación de jóvenes y adultospt_BR
dc.subjectEstrategias de enseñanzapt_BR
dc.titleEstratégias de ensino em aulas de matemática para alunos com deficiência intelectualpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-coCosta, Daiane Santil-
dc.contributor.advisor-coLessa, Lúcia de Fátima Carneiro Ferreira-
dc.contributor.refereesCosta, Daiane Santil-
dc.contributor.refereesLessa, Lúcia de Fátima Carneiro Ferreira-
dc.contributor.refereesSouza, Jamille Vilas Boas-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programColegiado do Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
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