Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20004
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A roda de conversa na educação infantil: a expressão oral da criança do Grupo 5 |
Authors: | Vilasboas, Mirian Almeida Santos |
metadata.dc.creator: | Vilasboas, Mirian Almeida Santos |
Abstract: | A pesquisa desenvolvida esteve voltada para as discussões no contexto da Roda de Conversa do Grupo 5, apresentando como objeto de estudo a expressão oral das crianças com a finalidade de compreender como a Roda de Conversa escuta os dizeres no cotidiano da criança para a produção do conhecimento. Especificamente, através das expressões orais ditas em sala, a criança traz contribuições do seu cotidiano e também produz conhecimento na interlocução com o outro discursivo. Os fundamentos teóricos encontraram sustentação nos estudos de Vygotsky (2007, 2010) sobre a formação do pensamento e da linguagem; Freire (2005, 2008) na valorização do diálogo e da escuta na Roda de Conversa e Barbosa (2006) trazendo o cotidiano mais amplo e flexível. Macêdo (2004) trouxe sustentação sobre o método Etnopesquisa Crítica e os pressupostos da abordagem qualitativa e da observação participante. Os sujeitos foram a professora da turma, na condição de também pesquisadora, e crianças de duas turmas do Grupo 5 (matutino e vespertino). A análise das Rodas de conversa foi realizada em duas seções. A primeira seção destinada a descrever as atividades desenvolvidas na Roda de Conversa de modo a analisar as ações desenvolvidas que projetam o cotidiano da criança e a segunda, como atenção para analisar os dizeres das crianças na relação com a produção do conhecimento da Roda de Conversa. Os resultados a partir das análises das informações produzidas destacam que a criança se expressa oralmente e através dessas expressões é possível identificar conhecimentos de seu cotidiano: seja do cotidiano familiar, escolar ou social. Destacaram-se conhecimentos ligados a fatores analógicos, temporal, ambiental e biológico. Tais conhecimentos validam a necessidade de a Roda de Conversa se constituir um espaço acolhedor das expressões orais e do cotidiano da criança como produtora de conhecimento. |
Keywords: | Roda de conversa Crianças Expressão oral Cotidiano |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação Educação Pré-Escolar |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em docência na Educação Infantil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20004 |
Issue Date: | 8-Aug-2016 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia final em pdf para repositório.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.