Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Risonete Lima de-
dc.contributor.authorVilasboas, Mirian Almeida Santos-
dc.creatorVilasboas, Mirian Almeida Santos-
dc.date.accessioned2016-08-08T15:54:13Z-
dc.date.available2016-08-08T15:54:13Z-
dc.date.issued2016-08-08-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20004-
dc.description.abstractA pesquisa desenvolvida esteve voltada para as discussões no contexto da Roda de Conversa do Grupo 5, apresentando como objeto de estudo a expressão oral das crianças com a finalidade de compreender como a Roda de Conversa escuta os dizeres no cotidiano da criança para a produção do conhecimento. Especificamente, através das expressões orais ditas em sala, a criança traz contribuições do seu cotidiano e também produz conhecimento na interlocução com o outro discursivo. Os fundamentos teóricos encontraram sustentação nos estudos de Vygotsky (2007, 2010) sobre a formação do pensamento e da linguagem; Freire (2005, 2008) na valorização do diálogo e da escuta na Roda de Conversa e Barbosa (2006) trazendo o cotidiano mais amplo e flexível. Macêdo (2004) trouxe sustentação sobre o método Etnopesquisa Crítica e os pressupostos da abordagem qualitativa e da observação participante. Os sujeitos foram a professora da turma, na condição de também pesquisadora, e crianças de duas turmas do Grupo 5 (matutino e vespertino). A análise das Rodas de conversa foi realizada em duas seções. A primeira seção destinada a descrever as atividades desenvolvidas na Roda de Conversa de modo a analisar as ações desenvolvidas que projetam o cotidiano da criança e a segunda, como atenção para analisar os dizeres das crianças na relação com a produção do conhecimento da Roda de Conversa. Os resultados a partir das análises das informações produzidas destacam que a criança se expressa oralmente e através dessas expressões é possível identificar conhecimentos de seu cotidiano: seja do cotidiano familiar, escolar ou social. Destacaram-se conhecimentos ligados a fatores analógicos, temporal, ambiental e biológico. Tais conhecimentos validam a necessidade de a Roda de Conversa se constituir um espaço acolhedor das expressões orais e do cotidiano da criança como produtora de conhecimento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRoda de conversapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectExpressão oralpt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.titleA roda de conversa na educação infantil: a expressão oral da criança do Grupo 5pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesRocha, Fulvia de Aquino-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia final em pdf para repositório.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.