Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20004
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Risonete Lima de | - |
dc.contributor.author | Vilasboas, Mirian Almeida Santos | - |
dc.creator | Vilasboas, Mirian Almeida Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-08T15:54:13Z | - |
dc.date.available | 2016-08-08T15:54:13Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-18 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20004 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa desenvolvida esteve voltada para as discussões no contexto da Roda de Conversa do Grupo 5, apresentando como objeto de estudo a expressão oral das crianças com a finalidade de compreender como a Roda de Conversa escuta os dizeres no cotidiano da criança para a produção do conhecimento. Especificamente, através das expressões orais ditas em sala, a criança traz contribuições do seu cotidiano e também produz conhecimento na interlocução com o outro discursivo. Os fundamentos teóricos encontraram sustentação nos estudos de Vygotsky (2007, 2010) sobre a formação do pensamento e da linguagem; Freire (2005, 2008) na valorização do diálogo e da escuta na Roda de Conversa e Barbosa (2006) trazendo o cotidiano mais amplo e flexível. Macêdo (2004) trouxe sustentação sobre o método Etnopesquisa Crítica e os pressupostos da abordagem qualitativa e da observação participante. Os sujeitos foram a professora da turma, na condição de também pesquisadora, e crianças de duas turmas do Grupo 5 (matutino e vespertino). A análise das Rodas de conversa foi realizada em duas seções. A primeira seção destinada a descrever as atividades desenvolvidas na Roda de Conversa de modo a analisar as ações desenvolvidas que projetam o cotidiano da criança e a segunda, como atenção para analisar os dizeres das crianças na relação com a produção do conhecimento da Roda de Conversa. Os resultados a partir das análises das informações produzidas destacam que a criança se expressa oralmente e através dessas expressões é possível identificar conhecimentos de seu cotidiano: seja do cotidiano familiar, escolar ou social. Destacaram-se conhecimentos ligados a fatores analógicos, temporal, ambiental e biológico. Tais conhecimentos validam a necessidade de a Roda de Conversa se constituir um espaço acolhedor das expressões orais e do cotidiano da criança como produtora de conhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Roda de conversa | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Expressão oral | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano | pt_BR |
dc.title | A roda de conversa na educação infantil: a expressão oral da criança do Grupo 5 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Rocha, Fulvia de Aquino | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Pré-Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia final em pdf para repositório.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.