Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19898
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Processo de aprendizagem da criança com autismo na escola regular
Autor : Costa, Denise Serra
metadata.dc.creator: Costa, Denise Serra
Resumen : O presente trabalho tem como tema central o processo de aprendizagem da criança com autismo na escola regular observado no Centro Municipal de Educação Infantil Abrigo do Salvador localizado no bairro de Brotas, na cidade do Salvador, no estado da Bahia. Tem como objetivo compreender como se dá o processo do desenvolvimento e aprendizagem da criança autista na escola regular, além de compreender o autismo e suas especificidades. Para fundamentar este trabalho me apoiei em autores como Orrú, Cunha, Sassaki, Cruz e Mantoan que ajudaram nos conceitos sobre o autismo e suas mudanças através do tempo, assim como foi posto como base as teorias de aprendizagem defendidas por Piaget e Vigotsky. A metodologia constitui-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, do tipo descritivo e de natureza teórica e empírica. A forma de investigação foi através de questionário aberto, pois através dele foi possível obter opiniões e recolher variadas informações sobre o tema em questão, tendo como fonte direta dos dados, e como instrumento, o professor. O procedimento para apreender os dados de campo foi realizado através da aplicação de questionários às professoras participantes da pesquisa. Os resultados obtidos a partir da análise de dados mostraram que as professoras apresentam um conhecimento superficial acerca do processo de aprendizagem da criança autista na escola regular e que o processo de aquisição do saber do aluno com autismo necessita de um olhar diferenciado.
Palabras clave : Aprendizagem
Autismo
Escola regular
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
Educação Especial
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19898
Fecha de publicación : 1-ago-2016
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VERSÃO FINAL.pdf_6643,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.