Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19898
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPedral, Claudia-
dc.contributor.authorCosta, Denise Serra-
dc.creatorCosta, Denise Serra-
dc.date.accessioned2016-08-01T19:33:40Z-
dc.date.available2016-08-01T19:33:40Z-
dc.date.issued2016-08-01-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19898-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema central o processo de aprendizagem da criança com autismo na escola regular observado no Centro Municipal de Educação Infantil Abrigo do Salvador localizado no bairro de Brotas, na cidade do Salvador, no estado da Bahia. Tem como objetivo compreender como se dá o processo do desenvolvimento e aprendizagem da criança autista na escola regular, além de compreender o autismo e suas especificidades. Para fundamentar este trabalho me apoiei em autores como Orrú, Cunha, Sassaki, Cruz e Mantoan que ajudaram nos conceitos sobre o autismo e suas mudanças através do tempo, assim como foi posto como base as teorias de aprendizagem defendidas por Piaget e Vigotsky. A metodologia constitui-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, do tipo descritivo e de natureza teórica e empírica. A forma de investigação foi através de questionário aberto, pois através dele foi possível obter opiniões e recolher variadas informações sobre o tema em questão, tendo como fonte direta dos dados, e como instrumento, o professor. O procedimento para apreender os dados de campo foi realizado através da aplicação de questionários às professoras participantes da pesquisa. Os resultados obtidos a partir da análise de dados mostraram que as professoras apresentam um conhecimento superficial acerca do processo de aprendizagem da criança autista na escola regular e que o processo de aquisição do saber do aluno com autismo necessita de um olhar diferenciado.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEscola regularpt_BR
dc.titleProcesso de aprendizagem da criança com autismo na escola regularpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMiranda, Ingrid Campos de Oliveira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL.pdf_6643,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.