Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19895
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A brincadeira nas classes de educação infantil e sua inserção nos planejamentos pedagógicos
Autor(es): Sousa, Josefa Romania Santana de
Autor(es): Sousa, Josefa Romania Santana de
Abstract: A presente pesquisa tem como tema a brincadeira nas classes de Educação Infantil e sua inserção nos planejamentos pedagógicos, uma vez que sua problemática esteja centrada em como a brincadeira tem sido (ou não) inserida no planejamento pedagógico de professoras de professoras da Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil Emília Maria em Fátima/Bahia? Ao iniciar essa pesquisa foram levantados alguns objetivos e o principal foi: analisar de que forma a brincadeira tem sido (ou não) inserida/contemplada no planejamento pedagógico das professoras de Educação Infantil da EMEIEM no município de Fátima/Bahia. E para organizar esse trabalho, a fim de alcançar os objetivos propostos, foi construído inicialmente um memorial da formação em exercício e um quadro teórico sobre a brincadeira nas classes de educação infantil com seus sub tópicos: o papel do professor no brincar infantil e o fazer pedagógico e suas ações, conteúdos que serviram para estruturar o trabalho. Participaram do estudo 18 crianças na faixa etária de 5 a 6 anos e 3 professoras, pertencente à rede pública de ensino, no município de Fátima, Bahia. Foram utilizados instrumentos como observação, diário de campo, fotografias e a questão mais relevante da pesquisa é que a pesquisadora é coordenadora pedagógica (educador-intelectual-pesquisador) da própria instituição de ensino e a metodologia utilizada foi com base em MACEDO (2010) a etnopesquisa-formação. A pesquisa revelou o quanto é forte a preocupação em antecipar os conteúdos do ensino fundamental e o quanto é preocupante esse brincar só quando sobrar tempo.
Palavras-chave: Brincadeiras
Práticas pedagógicas
Formação
Educação infantil
CNPq: Educação
Educação Pré-escolar
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19895
Data do documento: 1-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josefa Romania Santana de Sousa.pdfEspecialização DEI1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.