Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Fernanda Almeida-
dc.contributor.authorSousa, Josefa Romania Santana de-
dc.creatorSousa, Josefa Romania Santana de-
dc.date.accessioned2016-08-01T17:04:53Z-
dc.date.available2016-08-01T17:04:53Z-
dc.date.issued2016-08-01-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19895-
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como tema a brincadeira nas classes de Educação Infantil e sua inserção nos planejamentos pedagógicos, uma vez que sua problemática esteja centrada em como a brincadeira tem sido (ou não) inserida no planejamento pedagógico de professoras de professoras da Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil Emília Maria em Fátima/Bahia? Ao iniciar essa pesquisa foram levantados alguns objetivos e o principal foi: analisar de que forma a brincadeira tem sido (ou não) inserida/contemplada no planejamento pedagógico das professoras de Educação Infantil da EMEIEM no município de Fátima/Bahia. E para organizar esse trabalho, a fim de alcançar os objetivos propostos, foi construído inicialmente um memorial da formação em exercício e um quadro teórico sobre a brincadeira nas classes de educação infantil com seus sub tópicos: o papel do professor no brincar infantil e o fazer pedagógico e suas ações, conteúdos que serviram para estruturar o trabalho. Participaram do estudo 18 crianças na faixa etária de 5 a 6 anos e 3 professoras, pertencente à rede pública de ensino, no município de Fátima, Bahia. Foram utilizados instrumentos como observação, diário de campo, fotografias e a questão mais relevante da pesquisa é que a pesquisadora é coordenadora pedagógica (educador-intelectual-pesquisador) da própria instituição de ensino e a metodologia utilizada foi com base em MACEDO (2010) a etnopesquisa-formação. A pesquisa revelou o quanto é forte a preocupação em antecipar os conteúdos do ensino fundamental e o quanto é preocupante esse brincar só quando sobrar tempo.pt_BR
dc.description.sponsorshipMEC/SEBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA brincadeira nas classes de educação infantil e sua inserção nos planejamentos pedagógicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesVieira, Camile Viana da Cunha Silva-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josefa Romania Santana de Sousa.pdfEspecialização DEI1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.