Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19892
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Alfabetização, letramentos e multiletramentos na educação infantil: práticas possíveis? |
Authors: | Santos, Ariosvalda Santana Ribeiro |
metadata.dc.creator: | Santos, Ariosvalda Santana Ribeiro |
Abstract: | O presente trabalho tem como título: Alfabetização, Letramento e Multiletramentos na Educação Infantil: práticas possíveis? A reverberação do tema, assenta-se na relevância de (re)pensar sempre quais caminhos percorrer para garantir uma aprendizagem significativa e plural nas crianças, desde a Educação Infantil, de modo que ao crescerem saibam analisar, criticar e se posicionar reflexivamente, frente as situações socioculturais diversas que ora se apresentem para elas. A discussão que envolve teóricos, docentes, pais e educandos dividem opiniões sobre essa questão. Vale salientar que embora saibamos que são processos distintos eles são indissociáveis e os argumentos que seguirão nesse trabalho são na perspectiva de alfabetizar letrando: alfabetizar orienta a criança para o domínio da tecnologia da escrita (sistema de notação), letrar leva ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita. Face ao exposto, fez-se necessário pesquisar: Como as crianças do Grupo 05 da Educação Infantil se apropriam da lectoescrita, através das práticas de alfabetização, letramento e multiletramentos? A pesquisa foi realizada através da minha observação no Grupo 05 da Educação Infantil na Escola Municipal L.A, teve como objetivo: analisar como os processos de alfabetização, letramento e multiletramentos no Grupo 05 da Educação Infantil contribuem para o desenvolvimento da lectoescrita das crianças; além de discutir fundamentos teóricos práticos sobre alfabetização, letramento e multiletramentos para o desenvolvimento da lectoescrita das crianças, bem como verificar se alfabetizar e letrar na Educação Infantil, contribuem para esse desenvolvimento. Para elucidar essas questões fiz uma pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica, a qual empreende um revisão bibliográfica fundamentada em autores como: Magda Soares (1999, 2001, 2009, 2010), Ferreiro e Teberosky (1986, 1989) Kleiman (1995), Bakhtin (1992,1997), Piaget (1974), Tempel (2008) e Vygotsky (1989), Lia Abbud (2001), Poppovic e Moraes (1966,1977), Waldorf (1979), dentre outros. |
Keywords: | Educação infantil Alfabetização Criança Letramentos Multiletramentos Protagonismo |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação Educação Pré-Escolar |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19892 |
Issue Date: | 1-Aug-2016 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alfabetização, letramentos e multiletramentos na Educação Infantil práticas possíveis.pdf | 664,67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.