Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Wanderley, Maria Auxiliadora Cerqueira | - |
dc.contributor.author | Santos, Ariosvalda Santana Ribeiro | - |
dc.creator | Santos, Ariosvalda Santana Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-01T16:28:02Z | - |
dc.date.available | 2016-08-01T16:28:02Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-01 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-18 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19892 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como título: Alfabetização, Letramento e Multiletramentos na Educação Infantil: práticas possíveis? A reverberação do tema, assenta-se na relevância de (re)pensar sempre quais caminhos percorrer para garantir uma aprendizagem significativa e plural nas crianças, desde a Educação Infantil, de modo que ao crescerem saibam analisar, criticar e se posicionar reflexivamente, frente as situações socioculturais diversas que ora se apresentem para elas. A discussão que envolve teóricos, docentes, pais e educandos dividem opiniões sobre essa questão. Vale salientar que embora saibamos que são processos distintos eles são indissociáveis e os argumentos que seguirão nesse trabalho são na perspectiva de alfabetizar letrando: alfabetizar orienta a criança para o domínio da tecnologia da escrita (sistema de notação), letrar leva ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita. Face ao exposto, fez-se necessário pesquisar: Como as crianças do Grupo 05 da Educação Infantil se apropriam da lectoescrita, através das práticas de alfabetização, letramento e multiletramentos? A pesquisa foi realizada através da minha observação no Grupo 05 da Educação Infantil na Escola Municipal L.A, teve como objetivo: analisar como os processos de alfabetização, letramento e multiletramentos no Grupo 05 da Educação Infantil contribuem para o desenvolvimento da lectoescrita das crianças; além de discutir fundamentos teóricos práticos sobre alfabetização, letramento e multiletramentos para o desenvolvimento da lectoescrita das crianças, bem como verificar se alfabetizar e letrar na Educação Infantil, contribuem para esse desenvolvimento. Para elucidar essas questões fiz uma pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica, a qual empreende um revisão bibliográfica fundamentada em autores como: Magda Soares (1999, 2001, 2009, 2010), Ferreiro e Teberosky (1986, 1989) Kleiman (1995), Bakhtin (1992,1997), Piaget (1974), Tempel (2008) e Vygotsky (1989), Lia Abbud (2001), Poppovic e Moraes (1966,1977), Waldorf (1979), dentre outros. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Letramentos | pt_BR |
dc.subject | Multiletramentos | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
dc.title | Alfabetização, letramentos e multiletramentos na educação infantil: práticas possíveis? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Mota, Luciene Freitas | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Pré-Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)
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