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Tipo: Dissertação
Título: A PROVA BRASIL COMO NORTEADORA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM
Autor(es): Lima, Teofilândia Rodrigues
Autor(es): Lima, Teofilândia Rodrigues
Abstract: Este projeto de intervenção pretende discutir a qualidade da educação a partir dos resultados da avaliação externa Prova Brasil, analisando a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Lapão-BA. Para a compreensão do contexto atual dos resultados de aprendizagem, discute inicialmente o Marco Legal e os pressupostos teóricos sobre o Direito a Educação e a Democratização do Ensino, ampliando para os conceitos de Eficácia, Equidade e Avaliação Externa, focando na proficiência leitora. Após esta discussão teórica, o trabalho apresenta o Município de Lapão e suas características geográficas e a situação educacional com dados de reprovação, distorção idade/série e proficiência leitora dos alunos da rede municipal. Este trabalho de pesquisa traz como principal teórico o filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas e sua teoria do Agir Comunicativo para respaldar a proposta de intervenção pedagógica que poderá ser desenvolvida na rede municipal de ensino de Lapão. O levantamento da situação pedagógica foi feito através de diagnóstico realizado na rede e com a rede municipal, a partir de encontros pontuais nos oito territórios do município, os quais possibilitaram o diálogo com a comunidade educativa para melhor compreensão dos resultados da avaliação externa, Prova Brasil, e sua relação com a avaliação interna da escola. Considerando que a pesquisa sinaliza para uma mudança na metodologia dos professores, a proposta de intervenção pedagógica se baseia nas atuações educativas de êxito das Comunidades de Aprendizagem, para intervir e mudar a realidade da aprendizagem/desempenho na rede e na prática pedagógica dos professores, com o objetivo estimular os professores da rede municipal à compreensão e a transformação dos elementos da avaliação externa - Prova Brasil, em norteadores da sua prática pedagógica, para a melhoria da qualidade da educação.
Palavras-chave: Qualidade da Educação
Avaliação Externa
Aprendizagem
Desenpenho
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18595
Data do documento: 11-Fev-2016
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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