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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18595
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Teofilândia Rodrigues-
dc.creatorLima, Teofilândia Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-02-11T21:26:59Z-
dc.date.available2016-02-11T21:26:59Z-
dc.date.issued2016-02-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18595-
dc.description.abstractEste projeto de intervenção pretende discutir a qualidade da educação a partir dos resultados da avaliação externa Prova Brasil, analisando a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Lapão-BA. Para a compreensão do contexto atual dos resultados de aprendizagem, discute inicialmente o Marco Legal e os pressupostos teóricos sobre o Direito a Educação e a Democratização do Ensino, ampliando para os conceitos de Eficácia, Equidade e Avaliação Externa, focando na proficiência leitora. Após esta discussão teórica, o trabalho apresenta o Município de Lapão e suas características geográficas e a situação educacional com dados de reprovação, distorção idade/série e proficiência leitora dos alunos da rede municipal. Este trabalho de pesquisa traz como principal teórico o filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas e sua teoria do Agir Comunicativo para respaldar a proposta de intervenção pedagógica que poderá ser desenvolvida na rede municipal de ensino de Lapão. O levantamento da situação pedagógica foi feito através de diagnóstico realizado na rede e com a rede municipal, a partir de encontros pontuais nos oito territórios do município, os quais possibilitaram o diálogo com a comunidade educativa para melhor compreensão dos resultados da avaliação externa, Prova Brasil, e sua relação com a avaliação interna da escola. Considerando que a pesquisa sinaliza para uma mudança na metodologia dos professores, a proposta de intervenção pedagógica se baseia nas atuações educativas de êxito das Comunidades de Aprendizagem, para intervir e mudar a realidade da aprendizagem/desempenho na rede e na prática pedagógica dos professores, com o objetivo estimular os professores da rede municipal à compreensão e a transformação dos elementos da avaliação externa - Prova Brasil, em norteadores da sua prática pedagógica, para a melhoria da qualidade da educação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQualidade da Educaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação Externapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesenpenhopt_BR
dc.titleA PROVA BRASIL COMO NORTEADORA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: ATUAÇÕES EDUCATIVAS DE ÊXITO DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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