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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18384
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Formação em Psicologia no Brasil: história, constituição e processo formativo |
Autor : | Rudá, Caio |
metadata.dc.creator: | Rudá, Caio |
Resumen : | A formação em Psicologia no Brasil tem sido amplamente estudada e discutida em ambientes acadêmicos, desde antes da sua institucionalização em universidades e faculdades. Diante da escassez de estudos críticos acerca da educação superior nacional, este estudo propõe examinar a formação universitária em Psicologia no Brasil como consequência da constituição da Educação Superior neste país, visando à sua caracterização, por meio de uma abordagem comparativa, tendo como objeto a formação em Psicologia, tal como vem sendo ofertada em instituições federais de ensino superior. Mediante um estudo de casos múltiplos, buscou-se analisar a formação universitária em psicologia, no nível de graduação, tendo como objetivos específicos apontar relações entre finalidades, objetivos e estrutura do processo de ensino-aprendizagem. Os principais resultados apontam para uma estrutura de formação anacrônica, não condizente com as especificidades ontológicas da Psicologia e apartada das expectativas acerca do papel das universidades na formação cidadã crítica e profissional. Acredita-se, portanto, que a formação em Psicologia deve ser revista em todas as dimensões, desde seus marcos normativos aos tipos de componentes curriculares. Aponta-se uma imprescindível revisão da arquitetura acadêmica, substituindo o tradicional arranjo linear pelo regime de ciclos. Desse modo, toda a formação inicial estaria assentada em uma etapa propedêutica, sendo complementada numa segunda etapa que ofereceria conteúdos estruturantes do campo psicológico e habilitaria à utilização de instrumentos e técnicas psicológicos indispensáveis à atuação profissional. Por fim, uma profissionalização mais efetiva dar-se-ia num terceiro ciclo de formação especializada, conforme áreas de especialidade e atuação ou orientações teórico-metodológicas, em programas de residência e/ou mestrado profissional. |
Palabras clave : | Formação em Psicologia Educação Superior Arquitetura Acadêmica Psicologia brasileira |
metadata.dc.subject.cnpq: | Interdisciplinar |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18384 |
Fecha de publicación : | 15-dic-2015 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGEISU) |
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