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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida Filho, Naomar Monteiro de-
dc.contributor.authorRudá, Caio-
dc.creatorRudá, Caio-
dc.date.accessioned2015-12-15T16:11:31Z-
dc.date.available2015-12-15T16:11:31Z-
dc.date.issued2015-12-15-
dc.date.submitted2015-09-25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18384-
dc.description.abstractA formação em Psicologia no Brasil tem sido amplamente estudada e discutida em ambientes acadêmicos, desde antes da sua institucionalização em universidades e faculdades. Diante da escassez de estudos críticos acerca da educação superior nacional, este estudo propõe examinar a formação universitária em Psicologia no Brasil como consequência da constituição da Educação Superior neste país, visando à sua caracterização, por meio de uma abordagem comparativa, tendo como objeto a formação em Psicologia, tal como vem sendo ofertada em instituições federais de ensino superior. Mediante um estudo de casos múltiplos, buscou-se analisar a formação universitária em psicologia, no nível de graduação, tendo como objetivos específicos apontar relações entre finalidades, objetivos e estrutura do processo de ensino-aprendizagem. Os principais resultados apontam para uma estrutura de formação anacrônica, não condizente com as especificidades ontológicas da Psicologia e apartada das expectativas acerca do papel das universidades na formação cidadã crítica e profissional. Acredita-se, portanto, que a formação em Psicologia deve ser revista em todas as dimensões, desde seus marcos normativos aos tipos de componentes curriculares. Aponta-se uma imprescindível revisão da arquitetura acadêmica, substituindo o tradicional arranjo linear pelo regime de ciclos. Desse modo, toda a formação inicial estaria assentada em uma etapa propedêutica, sendo complementada numa segunda etapa que ofereceria conteúdos estruturantes do campo psicológico e habilitaria à utilização de instrumentos e técnicas psicológicos indispensáveis à atuação profissional. Por fim, uma profissionalização mais efetiva dar-se-ia num terceiro ciclo de formação especializada, conforme áreas de especialidade e atuação ou orientações teórico-metodológicas, em programas de residência e/ou mestrado profissional.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahiapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação em Psicologiapt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectArquitetura Acadêmicapt_BR
dc.subjectPsicologia brasileirapt_BR
dc.titleFormação em Psicologia no Brasil: história, constituição e processo formativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCoutinho, Denise-
dc.contributor.refereesLima, Mônica-
dc.contributor.refereesDias, Rita-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqInterdisciplinarpt_BR
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