Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16842
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | Redes de afinidade como estratégia de gestão pedagógica e difusão do conhecimento em cursos na modalidade a distância |
Autor : | Carneiro, Tereza |
metadata.dc.creator: | Carneiro, Tereza |
Resumen : | Este trabalho propõe, com base em redes de afinidade, um modelo de gestão de cursos de formação profissional em EaD como espaço propício à difusão do conhecimento, a partir do perfil tecnológico dos cursistas. O modelo proposto usa métricas individuais de cada ator nas redes, o perfil tecnológico (PT) dos cursistas e um diagrama de atividades usado para a tomada de ações durante a gestão pedagógica de um curso EaD. Trata-se de um estudo de caso instrumental, cujo método de pesquisa foi fortemente influenciado pela netnografia. Os dados foram coletados junto aos participantes de duas edições do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime/EaD), desenvolvido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e um programa brasileiro de apoio aos dirigentes municipais de educação. O modelo proposto define estratégias de gestão coletivas e individuais e contribui com a gestão da educação focada no êxito do processo de aprendizagem em ambiente virtual de aprendizagem, a partir da incorporação do PT dos sujeitos envolvidos em cursos na modalidade EaD. Using affinity networks as its basis, this study proposes a management model of distance learning (DL) professional training courses as a space conducive to knowledge diffusion, starting from the technological profile of course participants. The proposed model uses individual metrics of each actor in the network, the technological profile (TP) of the participants and a diagram of activities used for the actions taken during the pedagogical management of a distance learning course. This is an instrumental case study whose research method was strongly influenced by netnography. The data were collected from participants to Program to Support Municipal Education (Pradime / DL), developed by the Federal University of Bahia (UFBA). The proposed model defines collective and individual management strategies and contributes to the management of education focused on the success of the learning process in a virtual learning environment by incorporating the TP of subjects involved in distance-learning courses. |
Palabras clave : | Redes sociais Perfil tecnológico Gestão pedagógica Educação à distância Afinidade Difusão de conhecimento |
metadata.dc.subject.cnpq: | Multidisciplinar |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16842 |
Fecha de publicación : | 5-ene-2015 |
Aparece en las colecciones: | Tese (PPGDC) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
REDES DE AFINIDADE COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO PEDAGÓGICA E DIFUSÃO DO CONHECIMENTO EM CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA.pdf | 3,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.