Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16842
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Hernane Barros de Borges-
dc.contributor.authorCarneiro, Tereza-
dc.creatorCarneiro, Tereza-
dc.date.accessioned2015-01-05T18:52:27Z-
dc.date.available2015-01-05T18:52:27Z-
dc.date.issued2015-01-05-
dc.date.submitted2014-10-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16842-
dc.description.abstractEste trabalho propõe, com base em redes de afinidade, um modelo de gestão de cursos de formação profissional em EaD como espaço propício à difusão do conhecimento, a partir do perfil tecnológico dos cursistas. O modelo proposto usa métricas individuais de cada ator nas redes, o perfil tecnológico (PT) dos cursistas e um diagrama de atividades usado para a tomada de ações durante a gestão pedagógica de um curso EaD. Trata-se de um estudo de caso instrumental, cujo método de pesquisa foi fortemente influenciado pela netnografia. Os dados foram coletados junto aos participantes de duas edições do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime/EaD), desenvolvido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e um programa brasileiro de apoio aos dirigentes municipais de educação. O modelo proposto define estratégias de gestão coletivas e individuais e contribui com a gestão da educação focada no êxito do processo de aprendizagem em ambiente virtual de aprendizagem, a partir da incorporação do PT dos sujeitos envolvidos em cursos na modalidade EaD.pt_BR
dc.description.abstractUsing affinity networks as its basis, this study proposes a management model of distance learning (DL) professional training courses as a space conducive to knowledge diffusion, starting from the technological profile of course participants. The proposed model uses individual metrics of each actor in the network, the technological profile (TP) of the participants and a diagram of activities used for the actions taken during the pedagogical management of a distance learning course. This is an instrumental case study whose research method was strongly influenced by netnography. The data were collected from participants to Program to Support Municipal Education (Pradime / DL), developed by the Federal University of Bahia (UFBA). The proposed model defines collective and individual management strategies and contributes to the management of education focused on the success of the learning process in a virtual learning environment by incorporating the TP of subjects involved in distance-learning courses.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESB - Fundação de Amparo a Pesquisa da Bahiapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectPerfil tecnológicopt_BR
dc.subjectGestão pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectAfinidadept_BR
dc.subjectDifusão de conhecimentopt_BR
dc.titleRedes de afinidade como estratégia de gestão pedagógica e difusão do conhecimento em cursos na modalidade a distânciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coGaleffi, Dante Augusto-
dc.contributor.refereesPereira, Hernane Barros de Borges-
dc.contributor.refereesGaleffi, Hernane-
dc.contributor.refereesMiranda, José-
dc.contributor.refereesBezerra, Ed Porto-
dc.contributor.refereesAlves, Lynn Rosalina Gama-
dc.contributor.refereesPinto, Gabriela-
dc.contributor.refereesGuizzo, Camila-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programDoutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqMultidisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.